Justiça determina recolhimento de revista com foto de Maria Clara Gueiros

Do UOL, em São Paulo

  • Felipe Assumpção e Léo Marinho / AgNews

    Maria Clara Gueiros consegue liminar contra a drogaria Pacheco, que teria usado uma foto sua indevidamente em uma revista promocional

    Maria Clara Gueiros consegue liminar contra a drogaria Pacheco, que teria usado uma foto sua indevidamente em uma revista promocional

O juiz da 1ª Vara Cível do Rio concedeu liminar favorável à Maria Clara Gueiros, para que sejam recolhidos 1,2 milhões de exemplares da revista promocional "Ponto de Encontro" das drogarias São Paulo e Pacheco, que fazem parte da mesma rede. A atriz alega que foi usada indevidamente uma foto sua, tirada em 2012, na capa da publicação.

A drogaria Pacheco terá cinco dias para retirar de circulação em âmbito nacional todos os exemplares da edição de abril/maio da revista a partir da data de intimação, sob pena de uma multa diária de R$ 5 mil caso da decisão não seja cumprida.

"Ela ficou perplexa porque é uma revista exclusivamente publicitária, que faz propaganda das drogarias e ainda vende espaço para publicidade", disse o advogado da atriz, Ricardo Brajterman. Ele conta que a sua cliente tentou um acordo com representantes das drogarias, mas, sem sucesso, decidiu recorrer à justiça. "Ela ficou chateada porque é uma pessoa muito serena. Antes de acionar  a justiça, ela tentou por diversas vezes um acordo. Na semana em que recebeu um e-mail dizendo que não havia acordo, ela precisou ir em uma das drogarias para ver a revista em uma bancada", afirmou Brajterman. 

Reprodução/Revista Ponto de Encontro
Maria Clara Gueiros consegue liminar contra circulação de revista promocional por uso indevido de sua imagem
Além da foto da atriz, o advogado ressalta que a publicação usou uma entrevista que Maria Clara "jamais concedeu". "É um negócio monstruoso, de usar sem autorização a imagem de uma atriz notória, que ganha a vida com o seu prestígio construído ao longo dos anos, para agregar valor aos seus produtos", relatou o advogado indignado. A empresa de comunicação Profashional Editora, responsável pela publicação da revista, também foi processada. 

Maria Clara Gueiros está em turnê com a peça "Enfim, Nós". Recentemente, ela fez uma participação no seriado "A Grande Família". Na TV, ela já fez novelas como "Insensato Coração"," Lado a Lado" e "Caras & Bocas". No cinema, o seu último trabalho foi no filme "Muita Calma Nessa Hora 2". 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos