Pouca exposição e critério nos trabalhos mantêm boa imagem de famosos

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

Não é segredo que os famosos, seja de qual área forem, têm de zelar por suas imagens – quanto mais longe de escândalos e de trabalhos comprometedores eles estiverem, melhor. E da superexposição também. Até a última queridinha de Hollywood, Jennifer Lawrence, já disse em entrevista que tem medo de que o público enjoe dela – o que parece estar acontecendo, já que a atriz tem começado a ganhar haters nas redes sociais desde sua segunda queda no Oscar no início deste ano.

  • 32495
  • true
  • http://celebridades.uol.com.br/enquetes/2014/06/09/qual-celebridade-deveria-descansar-a-imagem-por-uns-tempos.js

Em um mundo com overdose de informação e milhares de sites, revistas e programas de rádio e TV, dosar o que se expõe é necessário, acredita o empresário Marcus Montenegro, da agência Montenegro e Raman, que trabalha com atores como Bárbara Paz, Caco Ciocler e Fernanda Machado. "Quando comecei a carreira, havia duas revistas, a 'Amiga' e a 'Contigo'. Hoje, você tem milhares de sites, então há uma exaustão da imagem. É bom o publico ter saudade, ele constrói uma expectativa maior. É importante você saber o limite da sua exposição", afirma.

Um novo desafio para os famosos que tentam controlar sua exposição é o uso das redes sociais. Proprietário da Actors & Arts e empresário de Rodrigo Santoro, Juliana Paes, Isabelle Drummond e Sophie Charlotte, Ike Cruz orienta seus agenciados e evitar cair na contradição de abrir demais a vida pessoal em seu perfil e depois não querer comentar sobre ela. "Às vezes, a pessoa posta que está apaixonada, mas vai em um evento e diz que já falou disso lá. Se você vai entrar nesse campo, você está exposto. O ator tem que ter consciência do que está expondo. Ele está abrindo uma porta, seja ela afetiva, econômica ou privada. Ele tem que entender que, a partir do momento que ele expõe isso, ele não pode se sentir constrangido".

O excesso de compartilhamento da vida pessoal também pode acabar quebrando o encanto que envolve o artista, na opinião de Montenegro. "Isso quebra a magia, o encantamento. Acho que tudo tem um limite. Quando você banaliza demais a exposição, dá nisso. É o preço que se paga. Hoje, com redes sociais, ficou uma loucura. A gente ainda está aprendendo a lidar com elas".

Trabalhos seguidos

Muito se fala da questão de um artista "descansar a imagem" após fazer um personagem marcante, principalmente na televisão – um dos casos mais recentes é o de Mateus Solano, que fez um sucesso estrondoso como o vilão Félix de "Amor à Vida" e ficará um ano longe das novelas. E esse descanso pode ser realmente muito importante para o artista, na opinião dos empresários.

Hoje, você tem milhares de sites, então há uma exaustão da imagem. É bom o publico ter saudade, ele constrói uma expectativa maior Marcus Montenegro, empresário de Bárbara Paz e Fernanda Machado

"Hoje, o público se desliga muito facilmente", diz Montenegro, que trabalha com muitos atores que vêm do teatro e os aconselha a passar uma temporada longe da telinha para dar um respiro na carreira. "Já vi 500 pessoas fazerem sucesso e serem esquecidas imediatamente.  A gente tem que tomar muito cuidado e pensar como concatenar para que o público fique ligado. Por isso, essa alternância entre vários meios é salutar, você tem a oportunidade de se reinventar".

Divulgação/TV Globo
Mateus Solano ganhou um ano de descanso após o sucesso de Félix em "Amor à Vida"

Ike Cruz ressalta que compete às emissoras escalar seus atores para as produções, mas acredita que é benéfico ficar fora dos holofotes por um tempo. "Quando você não está em tudo, você cria uma atração para a pessoa te ver no ar. O problema é que talvez as emissoras não estejam com determinados segmentos de idade ou tipo físico com acervo muito grande. Acho que o mais preocupante são homens na faixa de 40, 50. Os galãs novos estão se dissipando antes dessa idade. Aí a repetição é quase necessidade. Os atores precisam estudar e criar para chegar a essa idade", explicou.

Também é necessário ser criterioso com os trabalhos publicitários, de acordo com os empresários. E o dinheiro não é o único critério que deve ser levado em conta. "A necessidade não é um ingrediente bom para as escolhas", afirma Cruz. "A gente tem interesse que capitalize, mas sem se perder. Não é depois de anos que você vai tirar uma imagem publicitária que foi feita de maneira equivocada. O interesse é a longevidade, trabalhar muito por muito tempo. As grandes marcas ficam à espreita acompanhando de longe os atores promissores, mas se eles começam a fazer coisas que desabonem, elas desistem".

Escândalos pessoais

Volta e meia, algum famoso se envolve em algum escândalo na vida pessoal – como o astro teen Justin Bieber, que é figurinha fácil dos tabloides por conta de polêmicas. Nessas horas, a verdade é a melhor aliada. "Me deparei com alguns casos desagradáveis e a melhor forma foi não tentar maquiar e sim encarar e agir com a verdade", conta Montenegro. "Se for o caso, pedir desculpas e tentar consertar. Sair pela tangente, de uma forma inescrupulosa ou imatura, não acho bom. Acho que tem que sair de uma maneira digna".

Quando você não está em tudo, você cria uma atração para a pessoa te ver no ar Ike Cruz, empresário de Juliana Paes e Rodrigo Santoro

E a honestidade começa com o próprio empresário, acredita Cruz. "O ator tem que ver o empresário como um advogado. Ele tem que falar a verdade. A partir da verdade é que a gente toma a decisão do que vai ser colocado. Tenho meus poréns em relação a negar coisas que estejam claras publicamente e com as evidências latentes".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos