Paixão por Copa do Mundo veio no México 86 para Jean Wyllys

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

  • Reprodução Instagram

    Jean Wyllys recorda dos jogos difíceis e de muita tensão em cima da seleção brasileira

    Jean Wyllys recorda dos jogos difíceis e de muita tensão em cima da seleção brasileira

O pênalti perdido por Zico  contra os franceses, o gol de mão de Maradona em cima da Inglaterra e a consagração final do craque argentino na competição foram alguns dos fatos que marcaram a Copa do Mundo de 86 no México na memória do Deputado Federal Jean Wyllys.

Reuters
Socrátes comemora o gol que marcou contra Polônia com o braço erguido

"Foi inesquecível. Não tinha televisão em minha casa e havia poucos televisores no bairro. Todo mundo se reunia na casa de um vizinho nos dias dos jogos do Brasil. Eu era uma criança e via aquilo como uma festa. Como era também época das festas juninas, tudo se misturava", lembrou Jean.
 
Dentro das quatro linhas, Jean recorda dos jogos difíceis e de muita tensão em cima da seleção brasileira. " O time saiu meio desacreditado e pressionado daqui porque já não tinha aquele futebol arte da Copa da Espanha, quatro anos antes. Me lembro de todo mundo tenso e das jogadas de Socrátes",observou.
 
A Copa da Minha Vida
  • Jean Wyllys
  • 40 anos
  • Copa inesquecível: 1986 México
  • Jogador favorito: Socrátes
  • Momento: "As pessoas reunidas em torno de uma televisão e era aquela alegria a cada gol.
 
Com 12 anos na época, Jean lembra de alguns lances dentro de campo. Lembro dos gols do Brasil e, lógico, das jogadas mais marcantes, mas a maior lembrança é da festa nas ruas do meu bairro, em Alagoinhas, interior da Bahia. "Todas [as ruas] batidas e sem esgotamento sanitário, mas elas estavam enfeitadas com bandeirolas verde-e-amarela. Foi a primeira vez que me dei conta de que existia uma Copa do Mundo" admitiu Jean, que entregou ter uma outra seleção para torcer caso o Brasil não chegue a final. "Torço para o Brasil conquistar o título, mas se não chegar a minha torcida vai para a Argentina. Os argentinos são nossos hermanos!"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos