"Esse pessoal educado que é difícil", diz José de Abreu sobre vaias na Copa

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Claudio Andrade e Ricardo Leal/Photo Rio News

    Ator foi à festa de "O Rebu" com a camisa do Brasil

    Ator foi à festa de "O Rebu" com a camisa do Brasil

O ator José de Abreu, que viverá o advogado Bernardo Rezende em "O Rebu", opinou sobre a Copa do Mundo no Brasil durante a festa de lançamento da novela, na noite da última quinta (3), no Rio. Além de se declarar "superanimado" com o mundial, ele comentou sobre os torcedores que vaiaram a presidente Dilma Rousseff na estreia da competição, em São Paulo. E falou o que achou de Dilma não querer discursar no estádio.

"Eu acho que discursar em estádio é arriscado em qualquer lugar do mundo. O estádio sempre é um lugar – ou era antes da Copa – onde as pessoas falam palavrão, xingam a mãe do juiz. O estranho foi pessoas de alto nível cultural – teoricamente educadas – xingarem uma senhora de 68 anos, ao lado de sua filha, uma avó, protegida pelo Estatuto do Idoso, no momento em que o mundo inteiro está nos olhando. A pesquisa da Datafolha de hoje mostra que 76% das pessoas foi contra as vaias. Esse pessoal educado que é difícil. Um pessoal que não teve cultura e não teve como frequentar escola por problemas financeiros vaiar... Agora, quando você vê VIP, filha do vice-presidente de banco fazendo isso, pessoa que tem curso superior lá fora, aí fica difícil", disse.

José de Abreu argumentou que não se pode confundir o descontentamento com o governo com a competição. "Como aconteceu na época da ditadura, nós de esquerda confundimos os ditadores com o país. Eu não cheguei a torcer contra a seleção brasileira nunca. Mas teve gente que torceu contra porque achava que estava torcendo contra a ditadura. Agora, tentar torcer contra o governo federal torcendo contra a Copa é um tiro no pé. O povo não acreditou nisso", afirmou, acrescentando que está "superanimado"

"Achei o movimento 'Não Vai Ter Copa' de total falta de conhecimento do povo brasileiro. O povo pode até ter demorado um pouco para admitir, mas era impossível que essa Copa não fosse um sucesso num país que ama o futebol como o brasileiro ama", disse ele, que tem assistido aos jogos em casa por conta das gravações da novela.

Patricia Pillar, que será a superpoderosa empresária Angela Mahler, protagonista da história, também falou sobre a Copa no Brasil e confessou ser louca por futebol. A paixão pelo esporte é tanta que ela irá ao Maracanã nesta sexta para assistir ao jogo de Alemanha e França.  "O esporte é lindo, une as pessoas em torno de uma coisa alegre, de superação saudável. É tão mais legal a gente competir por uma coisa saudável para todo mundo. Daqui a pouquinho vai estar todo mundo embaixo da terra", opinou.

A atriz contou que "é uma alegria" o país sediar o mundial. "A gente vive muito dos defeitos, que tem também, mas é bonito a gente receber na nossa própria casa. E o Brasil é a minha casa. E eu tenho muito orgulho de ser brasileira. Gosto das coisas daqui e fico contente de receber as pessoas aqui para uma coisa boa, que está dando certo. Isso tudo é motivo de alegria", acrescentou.

Dira Paes, que será a policial Rosa Nolasco, contou que está amando a Copa no Brasil e torcendo muito para a seleção brasileira levar o hexa. "Eu acho bacana o fato de o Inácio estar tendo essa chance de participar da Copa aqui no Brasil. Ele agora está com seis anos e decorou todos os países, todas as bandeiras, as localizações. Foi muito bacana", disse, referindo-se ao filho.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos