"Tirei do século XIX", diz Fernanda Montenegro sobre seu nome artístico

Do UOL, em São Paulo

Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro

Além dos mais próximos, pouca gente do grande público sabe que Fernanda Montenegro foi registrada com o nome de Arlette Pinheiro Esteves da Silva - e muito menos como ela escolheu o seu pseudônimo. Em entrevista ao "Damas da TV", do canal Viva, a atriz revelou a sua inspiração para a criação de seu nome artístico.

"Tirei do século XIX, de livros como o 'Conde do Montecristo' e das Fernandas dos romances franceses. O nome que eu usava no rádio era Arlete Pinheiro. Ficou essa esquizofrênica que vocês estão vendo", disse ela ao site oficial da atração.

Fernanda contou acreditar que possui dupla personalidade e disse que até mesmo os parentes não costumam chamá-la por Arlette.

"Acho que sou duas pessoas. Está de acordo com a minha profissão. O velho Shakespeare já tinha razão, somos todos atores. Sei que sou também a dona Arlete. Essa é bem resguardada. Poucos me chamam ainda assim. Uma prima, um primo. Meus pais me chamavam também, minha irmã. Mas é para uso interno. Eu acho bom. Dentro de uma toca. E tem essa outra entidade aí, que, de vez em quando, se exibe muito."

Na entrevista, a atriz lembra de momentos marcantes na carreira e vida pessoal. No teatro, Fernanda interpretou mais de 500 papéis e brilhou em novelas como "Guerra dos Sexos", "Rainha da Sucata", "Belíssima", entre tantas outras.  

O "Damas da TV" com Fernanda Montenegro vai ao ar pelo canal Viva na sexta-feira (18), às 22h30, e no sábado, às 18h30. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos