Advogado vai entrar com pedido de liberdade provisória para Rafael Ilha

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Rafael Ilha/Arquivo Pessoal

    Cantor foi preso com armas e munição em Foz do Iguaçu

    Cantor foi preso com armas e munição em Foz do Iguaçu

O advogado criminalista José Beraldo vai entrar com um pedido de liberdade provisória para Rafael Ilha, que foi indiciado por tráfico internacional de armas ao ser detido junto com a mulher na tarde da última segunda (21) em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com o Paraguai, ao tentar entrar no Brasil com uma arma calibre 12, 50 munições do mesmo calibre e um aparelho de choque.

"Vamos buscar a liberdade provisória do Rafael. Existe uma lei nova que garante a aplicação de medida cautelar, com o réu respondendo domiciliado", contou o advogado ao UOL.

Ele afirmou que seu assistente, o advogado Willian Amanajás Lobato, já está em Foz do Iguaçu para conversar com Rafael e Aline, mulher do ex-Polegar que também está presa. "A Aline não pode ficar presa. Ela tem curso superior e tem que ser solta", explicou, acrescentando que Rafael colocou seu passaporte à disposição da polícia.

Para José Beraldo, o que aconteceu com Rafael é uma fatalidade. "Hoje ele está lá choroso, com a esperança de dizer a verdade. O que aconteceu não é crime, na minha opinião. A lei não proíbe o indivíduo portar uma arma de choque, é de defesa", argumentou.

Questionado sobre a espingarda calibre 12 e as 50 munições de mesmo calibre que também foram encontradas com Rafael, o advogado explicou que é preciso apurar os fatos.

"A polícia disse que a espingarda estava com a Aline. Quero apurar se estava com a moça. Parece que o pequeno polegar coleciona armas. Precisamos apurar em que situação tudo aconteceu. Não há tráfico internacional de armas, isso é um exagero. Costumo dizer que sempre há duas verdades: uma da polícia e outra da acusado", afirmou.

Garoto-problema
Rafael Ilha fez parte do grupo adolescente Polegar entre 1989 e 1991. A partir daí o cantor possui uma longa história relacionada a crimes e uso de drogas. Ele foi preso para primeira vez em 1998 quando tentava assaltar pessoas para comprar drogas, em São Paulo.

Nos anos seguintes Rafael foi detido por dirigir na contramão e por posse de cocaína. Em 2000, Rafael foi parar uma clínica após ingerir alguns objetos durante uma crise de abstinência.

Em 2005, Rafael foi preso por porte ilegal de arma e em 2008 passou 17 dias na prisão por tentativa de sequestro e formação de quadrilha. Atualmente Rafael é repórter do programa "A Tarde É Sua", apresentado por Sônia Abrão.

Procurado pelo UOL, a assessoria de Sônia contou que ela ficou sabendo da prisão de Rafael pela imprensa e que estava surpresa com o fato. Segundo ela, Rafael havia trabalhado até o último final de semana normalmente.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos