FBI irá investigar o vazamento de imagens íntimas das celebridades

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Jennifer Lawrence

    Jennifer Lawrence

Após o escândalo sobre o vazamento de imagens íntimas das atrizes Jennifer Lawrence, Mary Elizabeth e da modelo Kate Upton, o FBI irá investigar o caso.

"O FBI está ciente das alegações sobre as invasões de computadores e da liberação ilegal de materiais envolvendo indivíduos de alto perfil e está cuidando do assunto. Qualquer outro comentário seria inapropriado neste momento", informou um comunicado emitido pela Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (1°).

A Apple também está cuidando do caso. "Levamos muito a sério a vida privada de nossos usuários e estamos investigando ativamente", declarou Natalie Kerris, a porta-voz da Apple, segundo o site Re/code. 

A atriz Jennifer Lawrence e a modelo Kate Upton, as duas mais prejudicadas, já manifestaram o desejo de processar os responsáveis.

Após as fotos de Jennifer vazarem na internet, imagens de outras famosas podem ser divulgadas. O mesmo hacker teria fotos da atriz Kirsten Dunst e das cantoras Selena Gomez, Ariana Grande e Rihanna. As imagens de Lawrence nua foram feitas em vários locais – camarim e espaços que são mais íntimos, segundo informações do tabloide americano TMZ.

Algumas das imagens mostram Jennifer fazendo fotos de si mesma. Em outras parece que alguém está tirando fotos da atriz. 

A pessoa que seria responsável pelo vazamento das fotos íntimas disse que não é "um hacker, só um colecionador". Este foi o primeiro pronunciamento do suposto divulgador das imagens desde que o caso veio à tona.

Entenda o caso

Uma série de fotos íntimas da atriz Jennifer Lawrence e de outras famosas foram publicadas na internet no domingo. As imagens começaram a ser divulgadas após o acesso ilegal a contas de armazenamento de dados na nuvem iCloud, segundo o site Mashable e o Buzzfeed. 101 famosas teriam sido afetadas, de acordo com uma lista postada online.

Segundo informações da revista "Variety", um representante de Lawrence confirmou a autenticidade das imagens e emitiu um comunicado chamando a divulgação das mesmas de "uma flagrante violação de privacidade". "As autoridades foram acionadas e vão processar qualquer um que publicar as fotos roubadas de Jennifer Lawrence", afirmou.

"É tão estranho e duro como as pessoas tiram a sua privacidade", disse Lawrence no Twitter, segundo informações da agência AFP.

A atriz Mary Elizabeth Winstead (de "Scott Pilgrim Contra o Mundo"), outra celebridade que teve fotos pessoais roubadas, pronunciou-se sobre o caso no Twitter. "A todos vocês que estão olhando as fotos que tirei com o meu marido anos atrás, na privacidade da minha casa, espero que vocês se sintam ótimos. Sabendo que essas fotos foram deletadas há muito tempo, eu imagino o esforço assustador empregado nisso. Sentindo muito por todas que foram hackeadas", escreveu.

A modelo Kate Upton também se pronunciou, por meio de seu advogado. "Essa é obviamente uma violação absurda da privacidade da nossa cliente, Kate Upton. Nós pretendemos ir atrás de qualquer um disseminando ou duplicando essas imagens obtidas de forma ilegal", afirmou Lawrence Shire à revista "Us Weekly".

Nem todas as fotos, porém, tiveram a autenticidade confirmada. A atriz Victoria Justice, da série "Victorious", negou que suas imagens fossem reais. ''Essas supostas fotos de mim nua são falsas", escreveu no Twitter.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos