Ex-Polegar, Rafael Ilha diz que pensou em suicídio quando usava drogas

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TV Globo

    Rafael Ilha diz que pensou em suicídio quando usava drogas

    Rafael Ilha diz que pensou em suicídio quando usava drogas

Ex-dependente químico, Rafael Ilha disse que pensou em suicídio na época em que usava drogas. A declaração foi feita em entrevista ao "Domingo Show", da TV Record. Segundo o músico, ele usou entorpecentes pela primeira vez aos 15 anos e passou por maconha, cocaína, cocaína injetável e crack.

"Eu tive o meu problema sério de dependência química. Fui internado a primeira vez aos 15 anos e depois eu tive uma sequência de internações. Ficava um, dois, três meses e saía. Mas depois de cinco meses era internado de novo", relatou. "Na época, dependentes químicos eram tratados como doentes psiquiátricos. Eu tive um, dois, três choques por semana", acrescentou.

O músico --e atualmente repórter do "A Tarde é Sua", da Rede TV!-- afirmou que queria continua no grupo Polegar, mas o vício atrapalhou. Ele foi o primeiro integrante a deixar a banda. "Optei por sair. Estava muito envolvido. Muito dependente das drogas. Fiquei morando nas ruas durante quatro meses, só no papelão. As drogas estavam me provocando sérios problemas", contou.

"Comecei com a maconha, fui para a cocaína, cocaína injetável e depois para o crack. E no crack, me acabei. Posso comparar o crack com um vírus, que serve para matar, sofrendo. Uma coisa demoníaca. Eu cheguei ao limite [de dizer] 'olha, ou eu me mato com a droga ou vou me suicidar porque não aguento mais, não quero mais esse sofrimento para a minha vida'. Foi aí que cheguei em um amigo e disse 'eu quero me internar. Estou com um revólver na cintura e vou fazer uma besteira", completou.

"Perdi muita coisa? Perdi. Recuperei? Recuperei. Experiência? Valeu. Cresci muito como ser humano, como homem", afirmou.

Rafael Ilha fez parte do grupo adolescente Polegar entre 1989 e 1991. Depois disso, o cantor traçou uma longa história relacionada a crimes e uso de drogas. Ele foi preso pela primeira vez em 1998 quando tentava assaltar pessoas para comprar drogas, em São Paulo.

Nos anos seguintes, Rafael foi detido por dirigir na contramão e por posse de cocaína. Em 2000, Rafael foi parar em uma clínica após ingerir alguns objetos durante uma crise de abstinência, como pilhas.

Em 2005, Rafael foi preso por porte ilegal de arma e em 2008 passou 17 dias na prisão por tentativa de sequestro e formação de quadrilha. Atualmente Rafael é repórter do programa "A Tarde É Sua", apresentado por Sônia Abrão.

Em julho, Rafael, que já se envolveu diversas vezes com a Justiça, foi preso com a mulher em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com o Paraguai, ao tentar entrar no Brasil com uma arma calibre 12, 50 munições do mesmo calibre e um aparelho de choque.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos