Melissa Gurgel dedica cinco horas por dia à preparação para Miss Universo

Ana Cora Lima e Beatriz Amendola

Do UOL, no Rio e em São Paulo

Quem pensa que os treinos de uma miss se resumem aos acenos cheios de graça, os sorrisos discretos e postura sempre ereta não tem ideia de como é dura a rotina de uma candidata. Atual representante brasileira no Miss Universo 2014, marcado para o dia 25 de janeiro nos Estados Unidos, em Miami, Melissa Gurgel tem dedicado cinco horas do seu dia para alcançar a coroa do mais cobiçado concurso de beleza do mundo.

De domingo a domingo, a cearense de 20 anos cuida do corpo e controla a alimentação, mas tem trabalhado também a cabeça. "Estou bastante concentrada. Tenho me apegado a fé nessa reta final para acalmar o meu coração. Estou com uma sensação muito boa", contou Melissa ao UOL. Foram exatamente 20 minutos de entrevista, no intervalo de uma série de exercícios aeróbicos, que Melissa falou sobre cuidados com a beleza, o preconceito e confirmou ainda ser virgem.

"Dei uma entrevista logo depois do Miss Brasil e contei sobre essa opção pessoal. Sei que essa declaração foi bastante comentada, mas a grande maioria das pessoas respeitou a minha decisão, a minha escolha. Não me senti prejudicada por ter falado a verdade nem ouvi diretamente um comentário maldoso", revelou Melissa que aos 12 anos fez a Atitude 434 [movimento de pureza sexual que nasceu nas Igrejas Evangélicas]. "Não tenho que esconder. Eu acredito no amor, quero ter uma família comprometida. Estou feliz com a minha opção e a intenção é ir até o fim. Se isso não acontecer é porque não era para acontecer. O futuro a Deus pertence". 
 
Reprodução/Instagram/melissahgurgel
Cearense e estudante de moda e design, Melissa treina de domingo a domingo de duas a cinco horas por dia
Aliás, o reinado dela já começou recheado de confusão. Considerada uma miss baixa – ela tem 1,68 metro de altura – Melissa não recebeu a torcida das demais concorrentes. Pelo contrário. Quando seu nome foi anunciado como a vencedora do concurso, no final de setembro em seu estado natal, só quatro foram festejar ainda no palco com a campeã. O resto correu para abraçar a segunda colocada, a Miss São Paulo Fernanda Leme. "Não notei na hora, porque eu estava nervosa, emocionada, mas depois eu vi as fotos. Achei normal porque torcer é isso mesmo. Você torce por um time e eu torço por outro. Acredito que as meninas também foram falar com ela por uma questão de solidariedade, de consolo por ela ter chegado tão perto da vitória e não conseguir".
 
Melissa também foi vítima de preconceito nas redes sociais por ser do Ceará. A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) entrou com representação e notícia-crime junto ao Ministério Público Federal contra internautas cearenses. "Fiquei chocada e lamentei muito, mas passou. É horrível saber que ainda existe o preconceito e no Brasil e o que me deixa triste é que partiu dos próprios brasileiros. O Ceará faz parte do Brasil, o nordeste faz parte do Brasil e nós  somos um povo só. Lamentei muito. Agora estou em paz", explicou a estudante de design e moda que trocou Fortaleza por São Paulo.
O Ceará faz parte do Brasil, o nordeste faz parte do Brasil e nós somos um povo só
 
Na capital paulista, Melissa está focada no título mundial. Não passa um dia sem ler tudo sobre esse universo e tem acompanhado algumas concorrentes de longe. "Esse ano, as candidatas estão com os corpos mais definidos e a grande maioria tem cerca de 1,70 metro", tentando derrubar a ideia de que as misses precisam passar de 1,75 metro. "Só no Brasil tem essa preocupação de altura. Em 2012, Olivia Culpo, a miss Estados Unidos ganhou e tinha 1,65 metro. "Para ser Miss Universo é preciso ter um conjunto. Ser bonita, carismática, ter um corpo definido, desenvoltura, humildade, segurança, postura e bom desfile. E eu tenho esse perfil", disse sem falsa modéstia .
 
A viagem para os Estados Unidos está marcada para o dia 3 de janeiro e até lá Melissa não pretende perder as medidas (90 cm de busto, 60 cm de cintura e 90 cm de quadril), mas deve emagrecer pelo menos 4 kg por determinação de seu personal trainer. "Quero ficar com o corpo mais definido perto da competição. Aliado aos exercícios físicos, cuido da alimentação. Procuro tomar muita água e tento comer de três em três horas", explicou Melissa, que faz massagem corporal três vezes por semana e limpeza de pele a cada 20 dias.
Junior Lago/UOL
"Ser bonita, tem um corpo definido carismática, ter desenvoltura, humildade, segurança, postura e bom desfile. E eu tenho esse perfil", diz sobre uma Miss Universo
 
E todo esse sacrifício vale muito a pena para Melissa, que diz ter sido uma adolescente sem graça que não era paquerada pelos meninos. "Até os 15 anos, eu era muito infantil. Não tinha um pingo de vaidade nem pensava em garotos. Depois, comecei me interessar por moda, desfiles e passarelas e fui modelar. Sabia que eu nunca tinha participado de um concurso de beleza. Ser Miss Maracanau abriu a porteira e agora vou competir o Miss Universo. Chego a não acreditar", afirmou a cearense que aponta mãe como a maior incentivadora. "Minha mãe sempre dizia que eu seria miss. Nós sempre acompanhávamos os concursos e em 2007, no ano em que Natália Guimarães foi dona da coroa do Brasil e vice do mundo, me deu um clique: 'Posso ser miss também!' e as coisas caminharam até aqui", relembra a miss, filha de uma microempresária e de um advogado.
 

Aluna disciplinada nos treinos

Enfrentando uma preparação física intensa, Melissa vai duas vezes por dia à academia e é uma aluna bem disciplinada, de acordo com o personal trainer Rodrigo Sangion, que atende a cearense em uma academia no bairro dos Jardins, em São Paulo, desde que ela foi coroada Miss Brasil. "Ela está levando bem, ela é disciplinada nos treinos. Dou uns puxões de orelha nela quanto à alimentação, mas ela está indo bem. Falo para ela dar uma policiada, que depois a gente comemora", contou o personal, que também preparou a Miss Brasil 2013, Jakelyne Oliveira, para o Miss Universo do mesmo ano.

Com um treino que mistura musculação, exercícios aeróbicos, muay thai e boxe, Rodrigo também pensou em exercícios para afinar a perna da Miss e fazê-la parecer mais alta. "Quanto mais fina a perna da mulher, mais ela fica longilínea. Com isso e a postura, ela cresce mais no palco", explica. Por isso, além dos exercícios de alto gasto calórico para secar a silhueta e deixar o corpo definido, Melissa também tem investido em alongamentos, que alongam a musculatura e melhoram a postura.

Quero ficar com o corpo mais definido perto da competição. Aliado aos exercícios físicos, cuido da alimentação

Os exercícios e a dieta, que cortou pães e outros alimentos à base de farinha, têm o objetivo de deixar Melissa em plena forma antes de ela embarcar para os Estados Unidos. Lá, ela e suas concorrentes terão uma rotina intensa até a final do concurso e provavelmente terão pouco tempo para se dedicar às atividades físicas. "Temos que deixar ela muito bem até janeiro, porque não sabemos como vai ser a rotina delas", afirma. Essa falta de tempo não preocupa a Miss, que pretende se dedicar aos exercícios no tempo livre: "Quando estiver no quarto, vou fazer meus exercícios que você pode fazer em qualquer lugar, até no banheiro, que dá certo".

 

Melissa, que já teve de abrir mão dos doces – ela se define como uma "formiga" –, admitiu que será difícil recusar as delícias das ceias de Natal e Ano Novo quando estiver com sua família, mas sabe que o esforço compensa. "Vai ser difícil. Enquanto todo mundo estiver comendo peru, farofa, as maravilhas, eu estarei na minha dietinha de sempre. Mas vai valer a pena".

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos