Padre Marcelo Rossi fala sobre investigação do Vaticano e anorexia

Do UOL, em São Paulo

O padre Marcelo Rossi voltou a comentar sobre a investigação que sofreu do Vaticano por quase uma década e afirmou pela primeira vez que "é possível" ter acontecido a "fiscalização". O padre citou ainda um recado de "continue" dado pelo Papa Bento 16, em 2007. A informação sobre a investigação foi divulgada com exclusividade pelo jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, no dia 30 de setembro.

"Na verdade, antes dessa matéria, o jornalista ligou para mim e ligou para o meu bispo. Moramos na mesma casa. E ambos conversamos. Partiu de cada parte. Eu não quis dar entrevista. Bem, se foi, acredito [que] é possível, aconteceu, não tenho porque inventar. Segundo, o papa, na época cardeal [Joseph] Ratzinger, me deu o título de evangelizador moderno. Detalhe: agora caiu a ficha. Na época, não havia entendido. Quando recebi, ele disse 'continue'. Não tinha entendido. Então, Deus escreve certo por linhas tortas", relatou durante entrevista ao "Domingo Legal", do SBT.

Segundo apurou UOL, o padre Marcelo Rossi teve seus passos, CDs, livros, missas e aparições na TV seguidos de perto pelo Vaticano do final dos anos 90 até cerca de quatro anos atrás.

A investigação, que durou quase 10 anos, foi provocada por uma denúncia feita por um religioso brasileiro, que acusou o padre de culto ao personalismo, exibicionismo por ir demais às TVs, de desvirtuar as práticas católicas e de transformar a missa em uma espécie de "circo".

A fiscalização foi comandada pela Congregação para a Doutrina da Fé, liderada pelo cardeal Joseph Ratzinger, que mais tarde se tornaria o papa Bento 16.  A Congregatio pro Doctrina Fidei é o novo nome que o Vaticano dá para a assassina Inquisição.

Entre o final dos anos 90 e a década de 2000, a Congregação recebia regularmente vídeos com as participações do padre Marcelo em programas como o de Gugu Liberato no SBT e de Fausto Silva, na Globo.

Ainda durante a entrevista, Padre Marcelo Rossi falou também sobre anorexia e disse que chegou a emagrecer cerca de 60 quilos. "Eu cheguei a 120 quilos e o meu normal é 85 quilos. Sabe quando você quer cada vez mais? E detalhe: foi aí que percebi que estava doente. Hoje, até diria anorexia Eu olhava para o espelho e me via como estava antes. Parei e pensei que alguma coisa estava errada. Foi aí que comecei a lutar, detalhou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos