Luciana Gimenez processa Jorge Kajuru por difamação e injúria

Do UOL, no Rio

  • Leonardo Soares/UOL

    Luciana Gimenez: briga na Justiça, agora na esfera criminal

    Luciana Gimenez: briga na Justiça, agora na esfera criminal

Luciana Gimenez entrou com uma ação na Justiça contra o jornalista Jorge Kajuru por difamação e injúria. No processo, que corre na 5ª Vara Criminal do Rio, a apresentadora da RedeTV! reclama de um xingamento que sofreu no Twitter em 2013, quando foi chamada de "vagaba profissional", segundo seu advogado, Sylvio Guerra.

No despacho, a juíza Paula Fernandes Machado de Freitas determina que o réu seja avisado da audiência por meio do Diário Oficial. "Tendo em vista que esgotaram-se os meios para localização do querelado, cite-se por edital", afirma a decisão.

A pena prevista para o crime de difamação (artigo 139 do Código Penal) é detenção de três meses a um ano, além de multa. Já o crime de injúria (artigo 140) prevê de um a seis meses de detenção, além de multa, em caso de condenação.

Os dois apresentadores também se enfrentam na Justiça na área cível, desde 2005. Outra declaração polêmica de Kajuru ("Xuxa é menos burra que Luciana Gimenez") deu origem ao processo. Condenado a indenizar Luciana, o jornalista até hoje não cumpriu a decisão, segundo Guerra. "Ele nunca pagou nada, e o valor já passa de R$ 100 mil", afirma o advogado.

Procurados pelo UOL, Kajuru e sua advogada não retornaram as ligações. O jornalista, porém, pronunciou-se por meio de sua conta no Twitter, na noite desta quinta-feira.

"Se quer me irritar cobrando R$ 100 mil e me prender, aí eu publico tudo o que sei. Os bafões de estarrecer! Imagine se eu contar o barraco do camarim sendo quebrado pelo... E lá dentro os gêmeos. E os tapas na cara...", disse o jornalista em textos cheios de incógnitas. "Só falta essa! Jornalista preso por dizer que Luciana Gimenez  não é inteligente. Sarney e tropa livres", completou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos