Jane Fonda volta a se desculpar por foto polêmica na Guerra do Vietnã
Do UOL, em São Paulo
-
AP
Jane Fonda disse que foto tirada no Vietnã foi "um erro enorme"
Jane Fonda voltou a se desculpar por uma foto polêmica que tirou durante a Guerra do Vietnã em 1972. No último sábado (17), a atriz falou sobre a imagem, que a mostrava de capacete sentada em um armamento antiaéreo, em um pronunciamento na cidade de Maryland, de acordo com informações do jornal local "The Frederik News Post".
"Sempre que possível, eu tento sentar com veteranos e falar com eles, porque entendo e isso me deixa triste. Isso me magoa e eu levarei para o meu túmulo o fato de que cometi um erro enorme que fez com que muitas pessoas pensassem que eu era contra os solados", afirmou Fonda, que ganhou o apelido de "Hanoi Jane" por conta da foto (Hanoi é a capital do Vietnã).
Em seguida, ela completou: "Essa pessoa famosa vai e faz algo que parece ser contra as tropas – não era verdade, mas parecia isso -, e eu sou um alvo conveniente. Então, eu entendo". Durante o evento, 50 veteranos de guerra protestaram contra Fonda, com cartazes que mostravam a foto e diziam: "Perdoar? Talvez. Esquecer? Nunca".
A atriz já havia se pronunciado sobre o assunto em 2011, quando escreveu um artigo para o Huffington Post. "Essas mentiras têm circulado por 40 anos, continuamente reabrindo a ferida da Guerra do Vietnã e causando dor às famílias de oficiais americanos. As mentiras distorcem a verdade de por que eu fui ao Vietnã e perpetuam o mito de que ser antiguerra significa ser antisoldado".
Nos anos 1970, Fonda manifestou fortemente sua oposição à Guerra do Vietnã e chegou a fazer discursos polêmicos contra a participação norte-americana no conflito.