"Me sinto esperançosa", diz Cissa Guimarães após condenação de atropelador

Do UOL, no Rio

"Alívio", foi assim que Cissa Guimarães definiu a condenação de Rafael de Souza Bussamra, responsável pelo atropelamento que ocasionou na morte de seu filho Rafael Mascarenhas no dia 20 de julho de 2010, no Túnel Acústico, na Gávea, zona sul do Rio. O pai do atropelador, Roberto Martins Bussamra também foi condenado a oito anos e dois meses de reclusão e mais nove meses de detenção pelos crimes de corrupção ativa e inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico.

"Foi uma luta enorme de quatro anos e nove meses, dolorosa para mim e minha família. Como cidadã, me sinto esperançosa de alguma maneira por essa decisão de luz, torço para que ela ilumine de alguma maneira todas as pessoas", disse apresentadora ao UOL por telefone nesta sexta-feira (23).

Rafael Bussamra foi condenado a sete anos de reclusão (regime fechado) e mais cinco anos e nove meses de detenção pelos crimes de corrupção ativa, homicídio culposo, inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico, afastamento do local do acidente para fugir à responsabilidade penal e participação em competição automobilística não autorizada.

Na sentença, o juiz Guilherme Schilling destacou a atitude do pai em corromper os policiais militares numa tentativa de acobertar o filho. "O caso vertente retrata não apenas policiais que acobertam e omitem o crime (sendo, por isso, também criminosos), mas também os falsos pais que superprotegem os filhos criando pessoas socialmente desajustadas. Impõe-se uma reflexão sobre o tipo de sociedade que pretendemos para as futuras gerações ou, mais ainda, que tipo de cidadãos somos. Afinal é essa uma das dificuldades atuais da humanidade no plano da ética".

"É importante essa mensagem para pais que superprotegem os filhos criando pessoas desajustadas, isso não é amor, não é assim que se cria gente. O juiz falou isso na sentença", disse Cissa, que comemorou a condenação.

"Essa decisão tem uma importância imensa, é o legado que meu filho deixou pra toda a sociedade. Cada vez mais me sinto orgulhosa de ser a mãe do Rafael. Compreendi a missão dele aqui, fazer uma sociedade melhor. Essa é uma vitória de todos nós", concluiu.

Relembre o caso

Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães e do músico Raul Mascarenhas, morreu no dia 20 de julho de 2010, no Rio de Janeiro. Ele foi atropelado por Rafael Bussamra que trafegava no Túnel Acústico, na Gávea, zona sul, na pista sentido Gávea. Naquele momento, o túnel estava interditado para manutenção e Rafael estava andando de skate.

Rafael chegou a ser operado, mas não resistiu aos ferimentos. Ele sofreu politraumatismo na cabeça, no tórax, nos braços e nas pernas. Rafael era irmão por parte de pai da cantora Mariana Belém. Cissa é mãe ainda de Thomás e João.

Em março de 2012, Cissa chegou a inaugurar uma pista de skate em Saquarema, região dos lagos do Rio, em homenagem a Rafael.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos