Cientologia separou Tom Cruise e Nicole Kidman, diz documentário

Do UOL, no Rio

  • John Shults/Reuters

    Documentário afirma que Cientologia provocou divórcio de Tom Cruise e Nicole Kidman

    Documentário afirma que Cientologia provocou divórcio de Tom Cruise e Nicole Kidman

A Igreja da Cientologia teria sido responsável pela separação dos atores Tom Cruise e Nicole Kidman, segundo o documentário "Going Clear: Scientology and the Prison of Belief" (Esclarecendo: Cientologia e a Prisão da Crença), que acaba de estrear no Festival de Sundance. 

Baseado no livro de mesmo nome, o documentário de Alex Gibney traz o depoimento de Marty Rathbun, que já foi o segundo membro mais importante da Cientologia e abandonou essa religião em 2004. Na entrevista, Rathbun afirma que o líder da igreja, David Miscavige, não confiava em Nicole, já que o pai da atriz era um psicólogo renomado na Austrália.

A Cientologia se opõe à psiquiatria e à psicologia, e Rathbun afirma que por conta da profissão de seu pai, Nicole foi definida pela igreja como uma "potencial fonte de problemas".

O documentário afirma que Nicole, que teve uma educação católica, convenceu o marido a se distanciar da Cientologia entre 1992 e 2001, e que isso levou o líder da igreja a planejar o fim do casamento dos atores, escalando Rathbun para a tarefa. 

"Eu deveria estimular o fim do relacionamento com Nicole Kidman", disse ele.

Segundo Rathbun, a Cientologia iniciou uma agressiva campanha para acabar com o casamento de Cruise e Nicole, que incluiu a contratação de um investigador particular para grampear o telefone da atriz. Além disso, a igreja teria "reeducado" os filhos adotivos do casal, Connor e Isabella, colocando-os contra Nicole para que Cruise pudesse ter a custódia das crianças.

Os atores, que se recusaram a dar entrevistas para a realização do documentário, se divorciaram em 2001. Após o fim do casamento Cruise se tornou mais ativo na Cientologia, recebendo a Medalha da Liberdade da igreja em 2004. 

A relação com Nicole não foi a única "vítima" na história de Tom Cruise com a Cientologia. De acordo com o site TMZ, o casamento do ator com Katie Holmes, de quem se divorciou em 2012 após seis anos de união, também terminou por culpa da religião. A atriz teria se divorciado porque queria proteger a filha do casal, Suri, da Cientologia.  

O lançamento do documentário produzido pela HBO provocou uma reação furiosa da igreja, que criticou o diretor Alex Gibney por não dar direito de resposta a algumas das acusações feitas no filme. A campanha contra o filme inclui anúncios de página inteira no jornal "The New York Times". 

"Pedimos 12 vezes e Alex Gibney e a HBO se negaram a responder nossos pedidos sobre perguntas, declarações e afirmações que fazem sobre nossa igreja no documentário", explica o anúncio.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos