Fagundes, Ronnie Von e outros famosos contam como lidam com a crise hídrica
Do UOL, em São Paulo e no Rio
-
Divulgação
Antônio Fagundes, Ronnie Von e Mauricio de Sousa mudaram suas rotinas em São Paulo
A crise hídrica vivida em diversos estados brasileiros, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mudou o cotidiano de muita gente. Com o volume dos reservatórios baixando a níveis alarmantes, banhos demorados viraram coisa do passado e já há quem se preocupe em estocar garrafas de água mineral para poder cozinhar.
As pessoas buscam cada vez mais alternativas para lidar com a falta de água e com os famosos não é diferente. "Adoro tomar banhos longos, mas agora fico no chuveiro somente o tempo necessário. Além disso, desligo a torneira na hora de passar xampu e condicionador. Faço o mesmo quando estou escovando os dentes", conta o ator Marcelo Serrado, que mora no Rio de Janeiro, onde o fornecimento de água ainda não está em níveis críticos e não há risco de racionamento.
Quem mora em São Paulo, no entanto, foi avisado que poderá ficar até cinco dias sem água em caso de racionamento. Morador do bairro dos Jardins, na capital paulista, o ator Antônio Fagundes já teve sua rotina alterada. "Esses dias estava sem água em casa. E agora qualquer coisa eles vão jogar a culpa na falta de chuva, mas não dá pra acreditar nisso quando sabemos que de 30% a 40% da água se perde no caminho por causa de vazamentos", diz.
"Li que veio uma americana aqui e ficou chocada com o fato de passar um rio no meio da cidade. E as perguntas dela são as mesmas que as minhas. Por que não despoluem o rio e captamos água dele? Por que não captamos as águas da chuva? E são coisas muito simples, mas ninguém quer fazer, porque é obra que 'não aparece'. Mas agora está aparecendo da pior forma", questiona o ator.
"Esses dias li um livro chamado 'Colapso - Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso', de um autor chamado Jared Diamond. E o que livro mostra é que 90% das civilizações que desapareceram no mundo desapareceram por falta de água. Então nos encaminhamos para um panorama em que uma cidade do tamanho de São Paulo corre o risco de virar uma cidade fantasma", analisa Fagundes
Veja como Ronnie Von, Marcelo Tas, Mauricio de Sousa e Sabrina Sato estão lidando com a questão:
Veja também
- Banho de água fria vira mania entre famosos; veja quem já aceitou o desafio solidário
- Falta de água, inundação, trânsito já eram motivo de piada em SP no começo do século 20
-
- Falta de água; você manda
- Cearense cria tanque para reaproveitar 200 litros de água da máquina de lavar
- Rodízio tem água filtrada, fervida e espetinho de gelo