"Me sinto uma Barbie plus size", diz atriz que será periguete em novela

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

  • Paulo Herédia/ Divulgação

    A atriz Mariana Xavier interpretará a periguete Claudete em "I Love Paraisópolis"

    A atriz Mariana Xavier interpretará a periguete Claudete em "I Love Paraisópolis"

Depois de viver a assanhada Ana Rita na novela "Além do Horizonte", da Globo, Mariana Xavier será uma "periguete" na nova trama das sete, "I Love Paraisopólis", prevista para estrear em maio. "O pai acha que ela [Claudete] é uma santa, mas ela pega geral", contou a atriz ao UOL. Ela será filha de um casal de comerciantes nordestinos, vividos pelos atores José Dumont e Tuna Dwek.

Com 1,57 m de altura e 83 quilos, a atriz que é ativista das mulheres plus size, acredita que ninguém esteja 100% satisfeita com seu corpo, mas ressalta a importância de se aceitar.

"Tem dias que me acho linda, outros não. Mas aprendi a conviver com o meu corpo e valorizá-lo. A Mariana de hoje é mais interessante. Você pode ser feliz acima do peso. Eu me sinto uma Barbie plus size", disse ela.

Reprodução/Facebook/marianaxavier
A atriz Mariana Xavier é uma das defensoras da campanha "Gordelícias"

Para Mariana, o novo trabalho tem como desafio não apenas o fato de ser uma "gordinha periguete", mas também o compromisso em transmitir a realidade das jovens com esse estereótipo. "É importante que eu represente as meninas de Paraisópolis, que haja identificação."

Além da novela, Mariana e as atrizes Cacau Protásio, Simone Gutierrez e Fabiana Karla pretendem lançar um livro que tem como objetivo encorajar as mulheres acima do peso a exibirem seus corpos no verão. Em 2014, elas fizeram um ensaio na praia como repúdio à ditadura da magreza.

"Apesar de ser um desdobramento da campanha Gordelícias, o livro não tem nenhuma pretensão panfletária: será uma ficção sobre quatro amigas que têm em comum o fato de serem gordas, mas abordaremos questões femininas no geral. Estamos mesclando ficção com histórias reais", adiantou a atriz, que espera que a publicação aconteça ainda em 2015.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos