Até que ponto vale expor o filho nas redes sociais? Famosas opinam

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

Redes sociais são sempre um desafio para os novos papais e mamães, já que não é fácil definir até que ponto é saudável expor as fotos do novo membro da família. Quando se fala de pais famosos, então, a questão fica mais complicada por envolver a conciliação da privacidade com o interesse de fãs e imprensa em saber como é o bebê. E as celebridades lidam com o assunto de várias formas: há desde quem publiquei várias fotos do filho àquelas que evitam a todo custo mostrar a criança.

Luana Piovani, que é mãe de Dom, 2, e está esperando gêmeos com o marido Pedro Scooby, não tem problemas em compartilhar fotos do filho, mas não gosta quando ele é alvo dos paparazzi que invadem a sua privacidade. "Não me incomodo em expor meu filho tampouco minha vida, pois me vejo como alguém comum com uma vida normal. O que não tolero é que roubem minha privacidade de mim. Sou eu quem define o que nos é privado ou não. Esse abuso é que me tira do sério", disse a atriz ao UOL. Ela costuma rechear seu Instagram com fotos de Dom e postou um vídeo fofo com o menino para anunciar que ele ganharia irmãozinhos.

Reprodução/Instagram/luapio
Grávida de gêmeos, Luana Piovani mostra foto fofa do filho Dom beijando sua barriga

A modelo Jaque Khury, que criou um blog com dicas para mães depois do nascimento de seu filho Gael, de um ano, ficou em dúvida sobre compartilhar ou não fotos do menino na rede social, mas optou por mostrá-lo para suas seguidoras. "Coloco a foto dele porque faz bem ver a foto de um bebê. Minhas seguidoras são como se fossem as minhas amigas. A foto de um bebê é uma coisa boa, é uma alegria. Mas é claro que uma hora ele vai ter a escolha dele, de aparecer ou não, quando for mais velho", disse ela, acrescentando: "Sou uma mãe que posta dicas e fotos do meu filho. É natural uma mãe querer mostrar o filho para a outra".

Comedida nas fotos que publica do filho Pedro, de seis meses, a apresentadora Patricia Abravanel acredita que este seja o momento ideal para compartilhar imagens do pequeno, fruto de seu relacionamento com o deputado federal Fábio Faria. Em conversa com jornalistas para promover o programa "Máquina da Fama", Patricia disse que tem planos de preservar o filho quando ele ficar mais velho, por questões de segurança.

No time dos que evitam ao máximo expor os herdeiros nas redes sociais estão a cantora Sandy e o marido, o músico Lucas Lima. O máximo que a cantora mostrou do filho Theo, de nove meses, foi a mãozinha dele, pouco após o nascimento. O rosto da criança não havia sido fotografado até fevereiro deste ano, quando um grupo de fãs encontrou Sandy em um aeroporto dos Estados Unidos e tirou uma foto de Theo no banco de trás de um carro.

A publicação das fotos enfureceu Lucas, que desabafou sobre o caso em seu Twitter: "Se um menor traficante é preso, não mostram o rosto dele. Se um menor assassino é preso, não publicam o rosto dele. Qual foi o crime do meu filho pra que ele não possa ter acesso aos mesmos direitos de um assassino, ladrão ou traficante?"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos