Russell Crowe diz que teve pedidos de cidadania negados pela Austrália

Do UOL, em São Paulo

  • Photo Rio News

    Russell Crowe afirmou que a Austrália negou seus pedidos de cidadania

    Russell Crowe afirmou que a Austrália negou seus pedidos de cidadania

Nascido na Nova Zelândia, Russell Crowe afirmou que teve negado duas vezes o pedido de cidadania australiano – ele mora no país desde 1968, quando tinha quatro anos de idade. A história do ator, porém, é contestada pela Austrália, que alega nunca ter recebido um pedido de cidadania por parte de Crowe.

A polêmica começou quando Crowe, 50, disse em entrevista à revista britânica "Radio Times" que pediu a cidadania em 2006 e 2013, mas teve os pedidos negados por conta de uma mudança na lei de imigração australiana, ocorrida em 2001.

"Não importa há quanto tempo você está no país, se você não estava na Austrália durante a maior parte do período entre 2000 e 2002 – quando eu, particularmente, estava filmando no exterior –, você não pode se tornar um cidadão", explicou o ator.

Crowe disse que a decisão é "insensata". "Eu fui eleito como um dos 50 tesouros nacionais australianos. Até tive meu rosto estampado em um selo australiano – o único não-australiano a conseguir isso, além da Rainha [Elizabeth 2ª], é claro. É tão, tão... insensato".

O Departamento de Imigração australiano, porém, contestou a afirmação de Crowe em declaração ao site local Fairfax: "De acordo com os registros do departamento, o Sr. Crowe não deu entrada no pedido para um visto permanente ou para a cidadania australiana".

Crowe é casado com a cantora australiana Danielle Spencer, com quem tem dois filhos. Ele é dono de várias propriedades na Austrália, incluindo um apartamento em Sidney.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos