Famosos prestigiam abertura da exposição "50 Vozes Contra a Homofobia"

Do UOL, no Rio

Vera Holtz, Adriane Galisteu e Marcelo Tas estiveram na abertura da exposição "A Homofobia é... 50 Vozes Contra a Homofobia" na noite desta segunda-feira (30) no saguão principal da prefeitura de São Paulo. 

A iniciativa, promovida pelo site iGay, pretende desmoralizar a homofobia através de retratos com 50 personalidades. Nas fotos, algumas das personalidades escolheram frases ou apenas uma palavra contra o preconceito. O prefeito da cidade, Fernando Haddad, também participou. 

"Eu escolhi a palavra obscurantismo porque eu considero a homofobia uma coisa meio sombria, que tem que ser afastada do nosso convívio em proveito de uma cidade mais aberta, mais generosa em que conviva a paz com a diferença. É o que todos nós queremos", afirmou. "Ninguém pode ser discriminado por razões de raça, gênero, cor ou orientação sexual no Brasil."

As fotos ficarão disponíveis na prefeitura até dia 9 de abril. "Esta é uma exposição extraordinária e uma das mais importantes, pois todos os artistas expressaram o quão absurdo é qualquer atitude homofóbica", afirmou o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy.

"Eu estava olhando as palavras que as pessoas escolheram e quase todas tem a ver com a falta de educação e com o desconhecimento. A palavra que eu escolhi foi a ignorância, porque eu creio que a ignorância é a faísca da violência", disse o jornalista Marcelo Tas. 

A população toda pode participar da ação contra a homofobia. Basta escolher uma palavra ou a ideia que melhor complete a frase "A Homofobia é...". Depois, basta publicar uma foto sua com a palavra nas redes sociais, utilizando a hashtag #ahomofobiaé.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos