Fernanda Lima sobre críticas: "Estou acostumada. Já levei muita porrada"

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

Engana-se quem pensa que só os candidatos do "SuperStar" estão na berlinda: quem comanda a atração, exibida ao vivo, também não escapa das críticas. Enquanto a segunda temporada do reality musical retorna mais ajustada, com regras bem definidas e novos jurados no dia 12 de abril, Fernanda Lima retoma o posto tentando filtrar os comentários negativos. E tentando não sofrer, como ela mesma diz.

"Estou acostumada. Já levei muita porrada. No começo, dói muito, porque muitas vezes as críticas não são construtivas, são do mal mesmo, pra te ferrar. Às vezes o sucesso de uns incomoda os outros. Mas uma hora você cria uns calinhos, e passa a não significar muita coisa. Se for realmente construtiva, algo que eu possa melhorar, tudo bem. Até dou risada. Mas não quero sofrer com isso. Já batalhei tanto, ralei tanto, por tantos anos... Estudei, me esforço, me preparo pra tudo que eu faço. Se eu errei é porque errei mesmo, não porque deixei de me esforçar", justifica a ex-modelo, que fez sua estreia na TV no "Mochilão MTV" em 1999, mesmo ano em que passou a apresentar o "Interligado" na RedeTV!.

Se o programa volta renovado, a apresentadora também. Foram três meses de férias muito bem aproveitadas desde a última temporada de "Amor & Sexo". "Olha minha cara boa! Viajei pra Bahia, Fernando de Noronha, fiquei muito tempo na serra, em Teresópolis, e também fui pra Nova York. Aproveitei demais, estava precisando dar uma descansada. É bom quando você acaba um processo muito intenso, a gente fica exaurido", conta ela, que garante não saber se a atração, da qual também é roteirista, volta ou não à programação.

Pedro Ivo Almeira/UOL
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert posam com os filhos João e Francisco

Fernanda não esconde que curte todas as etapas do trabalho em televisão, veículo que fascina até os filhos, João e Francisco, de 6 anos. Os gêmeos já visitaram os estúdios do reality duas vezes, mas também já se frustraram ao descobrir como funciona a "mágica" nos bastidores. 

"Fui gravar uma chamada em São Paulo, e o João quis ir. Falei que era uma sala verde pequenininha, não tinha ninguém assistindo: 'Televisão engana um pouco'. Quando ele chegou à sala de chroma key, ficou decepcionado. O pai deles faz o 'Tempero de Família' em Teresópolis, na nossa casa, então eles veem as coisas acontecendo. Já brincam com isso, é engraçado", diverte-se ela, casada com Rodrigo Hilbert.

Acostumados aos paparazzi, eles ainda estranham os horários alternativos da mãe. Mas a loira diz que consegue conciliar numa boa. "Hoje mesmo expliquei que tinha uma reunião e iria voltar dez da noite. Eles ficam: 'Como assim?'. O programa muda um pouco nossos horários. Na segunda acordo uma da tarde, só vou vê-los à noite. Mas na terça fico com eles. Tem uma maleabilidade", constata.

Mas se Fernanda sempre arruma tempo para os pequenos, o mesmo não se pode dizer de outra paixão: o Carnaval. A gaúcha confirma que recebeu convites para ser rainha de bateria no próximo ano, mas não pôde aceitar por conta da agenda.

"Adoro Carnaval e adoraria ser rainha, mas não posso, porque não tenho tempo. Como é que vou me comprometer? São muitos eventos, escolha de samba, feijoada, ensaios. O dia que eu não puder ir à quadra, começam essas coisinhas, 'a comunidade tá chateada'.... Não quero esse constrangimento. Acho que vou passar nessa vida sem ser rainha de bateria. Mas eu sinto muito, porque em algum lugar dentro de mim tem uma travesti que gostaria muito (risos). Acho que toda mulher gostaria de ser, né?", afirma.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos