Amigos descrevem Susana Vieira como "furacão emocional" e "mulher incrível"

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

"Você gostou? Ficou pasmo, né?". Essa foi a pergunta de Susana Vieira para o namorado, Sandro Pedroso, após sua apresentação na comédia musical "Barbaridade", em uma sessão só para convidados nesta terça-feira (31), no teatro Oi Casagrande, no Rio de Janeiro.

"Quem é você? Fã?", questionava a atriz para as pessoas que pediam para tirar foto com ela. Esta é Susana, nome artístico de Sônia Maria, que interpreta uma produtora de teatro arrogante, obcecada pela vaidade e que não gosta de revelar sua idade.

"Não imaginava que estaria aqui dançando e cantando. Foi um ensaio muito puxado. É uma outra linguagem musical. Na verdade eu estou me divertindo só agora, pois eu estava muito tensa", disse a atriz, que garante não ter nada de sua personagem, Daniela.

Apesar disso, uma famosa frase que a atriz disse para uma repórter do "Vídeo Show", em 2009, é usada na peça: "Não tenho paciência para quem está começando".

Popular, Susana é modesta e autêntica. Fala o que pensa sem se preocupar se vai agradar ou não.

"Um repórter me perguntou o que eu penso sobre as pessoas que falam mal de mim. Aí eu respondi: 'Veja a novela 'Babilônia' primeiro, o que a Fernanda Montenegro fizer é a minha resposta pra quem fala mal de mim", disse ela, referindo-se às críticas que a veterana atriz tem recebido por formar um casal gay com Nathalia Timberg na novela.

Aos 72 anos, a artista, de 1,60 m, mostra fôlego e disposição para dançar  e cantar ao lado do elenco, entre eles Osmar Prado, Marcos Oliveira e Edwin Luisi, que arrancam aplausos ao interpretarem três velhinhos na peça inspirada em Ziraldo, Zuenir Ventura e Luiz Fernando Veríssimo.

Tímido e de voz baixa, Sandro Pedroso é oposto de Susana, uma mulher vaidosa, que gosta de ser o centro das atenções.

"A Susana é uma mulher incrível. De um talento impressionante. Em casa ela também é ótima esposa", disse ele, que afirmou que o casamento a distância, com ele morando em São Paulo e ela no Rio, tem dado certo.

José Mayer prestigiou sua mulher, Vera Fajardo, que também está no elenco e, claro, sua colega de profissão Susana Vieira.

"Ela é um furacão emocional. É vulcânica e é bom para a arte. As atrizes costumam ter isso em comum, os homens são mais pacatos. Mas as atrizes? Haja temperamento", comentou aos risos.

Marcelo Serrado defende a atriz, que apesar de popular é alvo frequente de críticas. "Amo a Susana. As pessoas, às vezes, falam dela, mas não veem o que ela passou, como ela batalhou para chegar onde chegou. As pessoas pegam um pouco pesado com ela quando falam do temperamento".

Totia Meirelles também foi só elogios: "Ela é um ícone da nossa TV. Admiro muito o trabalho dela".

Além de artistas e amigos, familiares prestigiaram Susana no teatro. A irmã dela, a Susana real, que empresta seu nome à atriz, disse que ela sempre teve um temperamento difícil. Susana fez questão de destacar as muitas qualidades de Soninha, a quem chama carinhosamente.

"Quando eu preciso, puxo alguma coisa de durona dela, e ela capta um pouco de minha doçura. Ela se modificou muito nos últimos anos porque aprendeu que temos que ser tolerantes e pacientes. Minha irmã é uma leoa", contou. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos