Avril revela problema de saúde: "Fiquei de cama por cinco meses"

Do UOL, em São Paulo

  • AgNews

    Avril Lavigne contraiu doença transmitida por carrapatos

    Avril Lavigne contraiu doença transmitida por carrapatos

Longe dos holofotes há meses, a cantora Avril Lavigne revelou em entrevista à revista "People" publicada nesta quarta-feira (1º) que ficou cinco meses de cama por conta de um problema de saúde – a doença de Lyme, uma infecção transmitida por carrapatos.

"Eu não tinha ideia de que a picada de um bicho poderia fazer isso. Eu fiquei de cama por cinco meses", afirmou a cantora, que acredita ter contraído a doença em algum momento da última primavera do hemisfério norte.

Lavigne se sentiu mal por meses, apresentando sintomas como letargia e tontura, mas nenhum médico descobriu qual era o seu problema de saúde. Em outubro, ela viajou para Las Vegas para comemorar seu aniversário de 30 anos, e seu mal-estar continuou. "Eu mal podia comer, e quando ia para a piscina, eu tinha de voltar e deitar na cama. Meus amigos perguntavam 'o que há de errado?'. Eu não sabia",  contou.

Pouco depois, ela foi diagnosticada e descobriu que estava sofrendo de uma forma severa da doença de Lyme, cujos sintomas são febre, calafrios, fadiga, dores no corpo e dor de cabeça. A doença pode provocar até problemas como meningite e paralisia de um dos lados do rosto.

Desde então, a cantora tem se recuperado em sua casa em Ontário, no Canadá, onde ela passa tempo com a família, assiste filmes e mantém contato com fãs.  A mãe de Lavigne mudou para a casa da filha para poder cuidar dela nessa fase, e o marido Chad Kroeger deu apoio nos intervalos de sua turnê com o Nickelback.

O período de convivência com a doença não foi fácil: "Eu sentia como se não pudesse respirar, não pudesse falar e não pudesse me mexer. Pensei que estava morrendo. Houve períodos em que eu não consegui tomar banho por uma semana porque eu mal podia ficar de pé. Parecia que toda a sua vida estava sendo sugada de você".

O carinho dos fãs, porém, ajudou Lavigne a lidar com os problemas de saúde. "Eles perguntavam de mim desde que eu desapareci, então falei para um fã que não estava me sentindo bem. As mensagens de melhoras e os vídeos que eles mandaram me emocionaram muito", contou ela, referindo-se a uma troca de mensagens que se tornou viral na internet.

Dizendo estar "80% melhor", a artista acredita que a doença foi um alerta. "Eu quero apenas aproveitar muito a vida daqui em diante", afirmou ela, que lança neste mês o single "Fly".

Rumores de doença

Os rumores de que Avril estaria doente começaram em dezembro de 2014, quando ele pediu a um fã que a mantivesse em suas preces.

A conta de fãs de Avril no Twitter, AvrilMusicChart, postou um "screenshot" do que seria uma conversa entre Lavinge e um fã. Quando perguntada se estava trabalhando ou não em novas músicas, ela respondeu: "Eu me sinto mal porque não tenho sido capaz de dizer nada aos fãs para que eles saibam por que tenho estado ausente (...) Não estou me sentindo bem. Tenho tido alguns problemas de saúde. Então por favor me mantenha em suas preces".

Depois, ela respondeu um tuíte de um fã, que havia postado as hashtags "GetWellSoonAvril" ("melhore logo, Avril") e "PrayForAvril" ("reze por Avril"). A cantora simplesmente disse: "Obrigado".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos