Cientologistas comandam a vida de Tom Cruise, diz revista

Do UOL, no Rio

  • Getty Images

Apesar de a Cientologia ter muitos seguidores, incluindo diversos famosos, a conexão de Tom Cruise com a religião é o que mais atrai a curiosidade de fãs e interessados em conhecer melhor os rituais da discreta igreja.

Essa curiosidade voltou à tona depois que a HBO exibiu no último dia 31 o documentário "Going Clear: Scientology and the Prison of Belief", que pode ser traduzido como "Passando a limpo: Cientologia e a Prisão da Crença em tradução livre, baseado no livro de Lawrence Wright.

Por conta dele, a revista US Weely publicou esta semana uma análise da religião em que afirma que fontes disseram que "a cientologia comanda a vida de Tom Cruise".

"Eles são obsessivos e Tom sofreu uma lavagem cerebral", diz a fonte da revista. "Ele quase nunca tem contato com seus parentes que não seguem a Cientologia", diz outra fonte da publicação ligada à igreja. 

A reportagem está alinhada com o documentário. Nas cenas, há uma clara sugestão de que os líderes da religião controlam a vida amorosa de Cruise e que teria "facilitado" o término do casamento com Nicole Kidman. 

Um porta-voz da Cientologia nega tudo no entanto. Tanto as declarações das fontes da US Weekly, como declarações de ex-membros que aparecem no documentário da HBO. 

A Cientologia foi fundada na Califórnia nos anos 1950 pelo escritor de livros de ficção científica L. Ron Hubbard. Em alguns países, inclusive nos Estados Unidos, tem condição de religião. Mas, em outros, como a França, é considerada uma seita.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos