Famosas mostram o corpo em fotos para campanha contra assédio sexual

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Instagram/sfelippo

    Samara Felippo publicou uma imagem sua de lingerie para participar da ação

    Samara Felippo publicou uma imagem sua de lingerie para participar da ação

Há algumas semanas, celebridades como Fernanda Souza, Carolina Dieckmann e Giovanna Ewbank utilizam seus perfis pessoais no Instagram com o intuito de apoiar uma campanha chamando a atenção para a violência contra a mulher, idealizada pelo Instituto Maria da Penha.

Em fotos onde aparecem de lingerie, biquíni ou mesmo usando um vestido decotado, elas questionam atitudes e ideias machistas sobre o que a mulher deve ou não vestir por meio de tags, que geralmente dizem: "Não é porque estou de biquíni/decotada/de lingerie que você pode me tocar".

Na legenda, essas mulheres famosas explicam: "Não interessa como eu estou vestida. A violência contra a mulher é crime. Não deixe ela ficar escondida. #ocorpoémeu".

A campanha foi criada após os resultados de um pesquisa do Ipea revelarem que 58,5% dos brasileiros acreditam que a culpa pela violência sexual é da própria mulher, e das roupas que elas vestiam quando foram agredidas.

O instituto pede o apoio de todas as pessoas que apoiam a causa, famosas ou não. Para participar, basta escolher uma imagem em que a pessoa apareça vestindo roupas curtas ou sensuais, marcar a foto no Instagram e não esquecer de usar a hashtag #ocorpoémeu

Confira as celebridades que já participaram da campanha:

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos