Atriz diz que sofreu bullying em escola e foi ameaçada com faca e estilete

Do UOL, em São Paulo

A atriz da Globo Fernanda Vasconcellos revelou na manhã desta quinta-feira (28) que sofreu bullying e foi ameaçada com faca e estilete durante a sua adolescência, na escola. "Eu comecei a trabalhar, inclusive, por causa do bullying. Tinha um menino mais velho na escola, que me olhava. O menino não me fazia nada. Eram as meninas que gostavam dele. Elas pegavam pedaço de pau, faca e estilete. Era horrível. Muito pesado", disse Fernanda, em depoimento ao programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Globo.

"Eu tinha que ir embora de viatura para casa, porque naquela época não tinha celular para ligar para o meu pai. Aí, a diretora tinha que ligar para a polícia", explicou.

A atriz afirmou ainda que, devido às intimidações que sofreu ficou com medo de incomodar, de chamar a atenção, por muito tempo. "Tinha medo de falar, de chamar a atenção, e de se tornar uma violência física [contra mim]", contou. "Eu comecei a trabalhar, eu mudei de colégio e conheci pessoas novas", acrescentou Fernanda, ao explicar como superou o problema.

Segundo reportagem do site Publico, parceiro do UOL, um estudo publicado recentemente na revista britânica The Lancet Psychiatry mostrou que "perseguição na escola tem efeitos mais graves do que maus-tratos na infância". Dados de 106 países compilados pela UNICEF, em 2013, dão conta de que um em três adolescentes, entre os 13 e os 15 anos, são vítimas de bullying.

"Os maus-tratos danificam o jovem e aumentam a propensão para que seja vitimizado na relação com os demais alunos. Aí, sim, faz sentido que o efeito seja exponencial e que esta experiência tenha mais consequências na saúde mental de jovens adultos do que os maus-tratos na infância", disse um dos pesquisadores ao site.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos