Inspirado no Santo Sudário, artista cria mortalha que mostra Tom Cruise nu

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/ Corey Allen Contemporary Arts

    "Mortalha" de Tom Cruise nu foi criada pelo artista Daniel Edwards

    "Mortalha" de Tom Cruise nu foi criada pelo artista Daniel Edwards

Uma galeria de artes localizada na cidade de São Petersburgo, no estado da Flórida (EUA), decidiu comemorar o 25º aniversário de Tom Cruise como membro da Igreja de Cientologia de maneira inusitada: divulgará uma "mortalha do ator nu" (foto), criada pelo artista Daniel Edwards.

Prevista para ser inaugurada no dia 8 de agosto, a exposição foi divulgada na última quarta-feira (29) e a Cientologia negou ter qualquer relação com o evento. "Não temos nada a ver com este golpe publicitário, e qualquer alegação contrária é falsa", informou o porta-voz, Karin Pouw, ao site "The Hollywood Reporter".

Tanto Corey Allen, fundador da galeria, quanto Edwards não são cientologistas. Allen disse que chegou a procurar os representantes da igreja para falar sobre a exposição, mas não obteve retorno.

Modelado ao estilo do Sudário de Turim, que muitos acreditam ser a mortalha de Jesus Cristo -- ou o pano que enrolou o corpo morto dele --, o "Sudário de Cientologia" mede pouco mais de quatro metros de comprimento por quase um metro de largura e retrata uma imagem no tom prata de um Cruise nu, na versão frente e verso.

Gerações futuras
A imagem é impressa em popeline, tecido usado para mortalhas religiosas desde o século 15. Allen diz que a intenção é que a galeria seja transformada em um local de peregrinação. Em comunicado à imprensa, o artista comentou que a datação por radiocarbono nunca vai descartar o Sudário de autenticidade da Cientologia. 

"Ela existe como um documento de fé de Tom Cruise na Cientologia...um foto negativo do esplendor de sua alma, que prova as gerações futuras que Tom Cruise não só pertencia a Cientologia, mas que foi salvo da obscuridade".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos