"Tive muitas falhas e muitos acertos", diz Chimbinha emocionado na TV

Do UOL, em São Paulo

Com olhos lacrimejando, Chimbinha, guitarrista e ex-marido de Joelma, admitiu que cometeu algumas falhas em 16 anos de Calypso, mas reafirmou a sua dedicação ao grupo. O casal, que anunciou a separação na última semana, participou junto no "Programa da Sabrina", na Record.

"Eu tive muitas falhas e muitos acertos, mas, graças a Deus, a banda está aí com o carinho desse público. Valeu muito à pena essa dedicação em 16 anos". afirmou Chimbinha, logo no início da atração.

Após ouvir conselhos de Sabrina Sato e de Xandy, do "Harmonia do Samba", Joelma abriu o coração e disse que, para o casamento dar certo, é necessário que os dois queiram a mesma coisa. "O casamento é uma coisa de Deus. Ele nasceu no Éden. Deus fez Adão e deu a ele a esposa, Eva. Eles tinham uma comunhão com Deus. Por mais que um tente, tente, tente, [o casamento] não dará certo. Os dois têm que querer a mesma coisa", discursou Joelma.

"Eu supero as minhas dificuldades buscando a Deus todos os dias, porque é ele quem dá força quando não temos. Quando estamos no chão, é ele quem nos dá a mão e nos levanta", completou ela. Chimbinha ouviu as palavras da ex-mulher atentamente, mas não se manifestou.

No final da atração, Joelma anunciou a saída da banda e a carreira solo. "Eu vou seguir com a Calypso até o fim do ano. Eu vou deixar a Calypso e vou seguir a minha carreira solo, mas no mesmo estilo da Calypso, porque eu tenho uma missão que Deus me deu para fazer aqui, com os fãs clubes que seguem esse trabalho. É uma carreira solo, mas eu costumo dizer que nunca estarei só", contou ela.

Chorando, Joelma recebeu o abraço e o consolo da apresentadora Sabrina Sato.

Em entrevista ao UOL, nesta quarta, Chimbinha disse que respeita a reação da cantora no palco devido ao seu estado emocional. "Respeitar o espaço é fundamental neste momento e em qualquer relacionamento. O conflito não leva a nada. É bíblico: 'O amor é paciente, o amor é bondoso. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta'. Entendo a decisão dela no palco e entendo toda sua instabilidade emocional no momento", afirmou.

À reportagem, o músico disse que não sabe o futuro da banda, mas espera que a Calypso continue na estrada. "A marca Calypso é muito mais, extrapolou a minha imagem e a da minha querida Joelma. Envolve a empregabilidade direta e indireta de mais de 300 pessoas. Independentemente deste momento pessoal, continuaremos cumprindo seus compromissos. Sou um homem de diálogo e acredito que a Calypso manterá sua trajetória de sucesso. Vou continuar dialogando e a banda continuará firme não importa que rumo tomar nossas vida".

Pediu perdão

No último domingo, por meio de um comunicado, Chimbinha declarou que amava Joelma e pediu uma segunda chance. Segundo ele, o excesso de trabalho foi o que o distanciou da família.

Ao UOL, Chimbinha reiterou que espera reconquistar a ex-mulher. "Sempre acredito no diálogo e na possibilidade de voltarmos. Apesar de todo meu esforço pessoal em tentar reconquistá-la, vou respeitar o que a Joelma decidir", desabafou.

O motivo da separação teria sido uma suposta traição de Chimbinha, o que o músico nega. "Boatos, pelo próprio conceito, não são verdade: são especulações. Não existe traição", esclareceu à reportagem. O músico chegou a fazer uma denúncia por calúnia e difamação na Dioe (Divisão de Investigação e Operações Especiais) de Belém (PA) contra pessoas que, segundo Chimbinha, espalharam boatos de que ele traiu Joelma.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos