"A Cientologia é uma organização potencialmente perigosa", diz especialista
-
Brainpix
Após pedir o divórcio para Tom Cruise, Katie Holmes é flagrada sem aliança (2/7/12)
A atriz Katie Holmes enfrentará dois rivais poderosos na disputa judicial pela custódia total da sua filha Suri, de 6 anos. Além de precisar encarar o ex-marido Tom Cruise, terá também a Cientologia, religião que ele segue, como adversária, de acordo com especialistas.
Entenda a Cientologia
Cientologia é uma seita religiosa criada pelo escritor Ron Hubbard, que nos anos 1950 lançou o livro "Dianética - A Ciência Moderna da Saúde Mental", uma obra que mistura ficção científica e auto-ajuda e é considerada a "escritura sagrada" da seita. O fundamento da cientologia é bastante controverso. Há 75 milhões de ano, um imperador galático, chamado Xenu, decidiu acabar com a superpopulação do Universo trazendo trilhões de prisioneiros até a Terra e acabando com eles com bombas atômicas. As almas desses seres, chamados thetans, ficaram vagando até encarnar nos primeiros Homo sapiens. E esse é o motivo de todos os conflitos e angústias da humanidade. A seita prega que a alma humana é uma entidade imortal e que para atingir a felicidade é preciso apagar todos os "engramas", memórias de experiências negativas acumuladas durante a vida, além de pregar que cada indivíduo pode se tornar seu próprio deus (não há uma divindade superior).
A atriz de 33 anos entrou na semana passada com um repentino pedido de divórcio, encerrando seis anos de casamento com Cruise, que estava na Islândia fazendo um filme e foi apanhado de surpresa pela notícia.
Os representantes do casal não se manifestaram sobre os motivos do rompimento, mas a mídia especula que Suri, entrando em idade escolar, e a Igreja da Cientologia foram os pivôs.
"O interessante é que há três envolvidos nesse caso -- a mãe, o pai e o tão polêmico conceito da Cientologia", disse a advogada especializada em divórcios Lubov Stark, de Nova York.
"A filha está no meio de todo esse divórcio. Ela parece ter sido criada na Cientologia até esta idade, então se o juiz der a custódia a Katie Holmes, ela pode mudar a religião (de Suri)", disse Stark.
A Igreja da Cientologia foi fundada pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard, e prega que o homem é um ser imortal, cuja experiência vai além de uma só vida. Essa igreja atrai seguidores famosos, como Cruise e John Travolta.
Mas alguns observadores a compararam a um culto. Críticos acham que o grupo coage os seguidores a pensarem como pensam, e acusam os cientologistas de intimidarem as pessoas que tentam sair.
Veja momentos de Tom Cruise e Katie Holmes juntos
"A Cientologia é uma organização potencialmente sem segurança, ou mesmo perigosa", disse Rick Ross, especialista em cultos e movimentos polêmicos, de Nova Jersey, que já atuou como testemunha especializada em processos judiciais.
"Tenho recebido repetidas queixas de ex-membros nos últimos anos", disse Ross, para quem a disputa pela custódia de Suri pode depender do interesse de Cruise em lutar pela guarda da menina, e de quanta informação sobre a Cientologia poderá vir à tona -- o que a Igreja pode não considerar do seu interesse.
Representantes da Cientologia não responderam a pedidos da Reuters para comentar o assunto.
Ross disse ser improvável que a religião se envolva diretamente na disputa pela custódia de Suri, pois isso teria repercussão negativa, mas ele acha que alguns integrantes poderão vazar informações que "intimidem ou desacreditem" a mãe.
Além disso, afirmou Stark, o resultado da ação pode diferir muito se ela transcorrer em Nova York, onde Holmes a protocolou, ou na Califórnia, onde Cruise reside. Na Califórnia, há mais chances de o juiz definir uma guarda compartilhada.

Confira quais são as indicações ao Oscar 2024
No Brasil para participar da Comic Con, Vin Diesel curte festa em SP
Caetano Veloso homenageia Angélica com foto de antigo aniversário
Atração da Comic-Con Experience, Vin Diesel é cercado por fãs na chegada a SP