Sean Penn vai a comício da campanha de Hugo Chávez na Venezuela

Daniel Wallis

  • Reuters

    Sean Penn conversa com Hugo Chávez durante comício na Venezuela (5/8/12)

    Sean Penn conversa com Hugo Chávez durante comício na Venezuela (5/8/12)

O ator norte-americano Sean Penn se juntou ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, em um comício eleitoral no domingo (5), trazendo um pouco de Hollywood para a campanha enquanto ambos passavam em cima de um caminhão, cumprimentando os apoiadores.

Penn é um amigo de Chávez, que espera ganhar um novo mandato de seis anos nas eleições de 7 de outubro. A campanha se transformou na batalha mais difícil da carreira política do presidente.

"Muito obrigado por nos visitar de novo, querido amigo", disse Chávez, após apresentar Penn para a multidão na cidade central de Valencia. "Somos todos americanos, do norte, centro e sul. Vida longa ao continente americano!"

Penn, vestindo uma camiseta branca e óculos escuros e acompanhado pelo produtor argentino Fernando Sulichin, acenou do palco, cumprimentou e abraçou Chávez, mas não falou no comício.

O ator vencedor do Oscar, roteirista e diretor é conhecido por seu ativismo político e social.

Ele é abertamente crítico à administração do ex-presidente norte-americano George W. Bush e se envolveu com os esforços humanitários após o terremoto no Haiti e o furacão Katrina.

No ano passado, empenhou-se na libertação de dois alpinistas que estavam presos no Irã, indo para a Venezuela para pedir a Chávez que intercedesse por eles junto ao líder iraniano.

A maior parte das pesquisas no principal país exportador de petróleo da América do Sul dão números de dois dígitos de liderança a Chávez antes das eleições. Ele diz que está completamente curado do câncer depois de três operações no ano passado, apesar de poucos detalhes terem sido divulgados sobre a condição do presidente, que tem 58 anos.

O rival de Chávez, o ex-governador Henrique Capriles, de 40 anos, também tem atraído grandes plateias. A oposição diz que suas pesquisas mostram que Capriles irá vencer em outubro

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos