Celebridades francesas assinam petição contra plano para banir prostituição

Geert De Clercq

Em Paris

  • Thomas Peter/Reuters

    A atriz Catherine Deneuve, uma das signatárias da petição, em foto de fevereiro de 2013

    A atriz Catherine Deneuve, uma das signatárias da petição, em foto de fevereiro de 2013

Um grupo de celebridades francesas, incluindo o cantor Charles Aznavour e a atriz Catherine Deneuve, assinaram uma petição contra uma proposta do Partido Socialista para punir clientes de prostitutas.

Na próxima semana, um comitê parlamentar da França irá revisar a proposta de uma facção do partido governista para punir os clientes de prostitutas com multas. A expectativa é de que a proposta seja votada em dezembro pelo parlamento.

"Sem apoiar ou promover a prostituição, nós rejeitamos a criminalização de pessoas que se prostituem e daqueles que utilizam seus serviços", disseram cerca de setenta celebridades francesas, incluindo o ex-ministro da Cultura socialista Jack Lang, em um comunicado publicado na mídia francesa neste sábado (16).

O cantor francês Antoine, que tomou a iniciativa para a petição, disse ao diário francês "Le Figaro" que o governo deve continuar combatendo a escravidão sexual, mas não deve criminalizar a prostituição, e aquelas que se prostituem devem ter os mesmos direitos que outros trabalhadores.

A prostituição não é ilegal na França, que conta com um número estimado entre 18.000 e 22.000 prostitutas, de acordo com um relatório de 2012 da Scelles Foundation. No entanto, há leis contra cafetões, tráfico de pessoas e solicitação de sexo em público.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos