Phil Collins doa coleção do Álamo a local da batalha histórica

  • Julysa Sosa/AP

    Phil Collins vai doar sua ampla coleção de artefatos da batalha de 1836 para um museu no Texas

    Phil Collins vai doar sua ampla coleção de artefatos da batalha de 1836 para um museu no Texas

O músico Phil Collins, vencedor de vários prêmios Grammy, declarou nesta quinta-feira (26) que a riqueza conquistada com a arte lhe permitiu satisfazer um antigo fascínio pelo Álamo, e que irá doar sua ampla coleção de artefatos da batalha de 1836 para um museu no Texas.

O cantor, de 63 anos, disse ter ficado fascinado com a história do Álamo quando era criança, nos anos 1950, e assistia ao seriado de TV "Davy Crockett, King of the Wild Frontier", estrelado por Fess Parker. A série conta a história de Crockett, lenda da fronteira que morreu defendendo o Álamo. Collins reuniu a maior coleção particular de curiosidades sobre a Revolução Texana e a Batalha do Álamo.

"Algumas pessoas comprariam Ferraris, outras casas antigas, eu comprei pedaços velhos de metal e de papel", afirmou o ex-baterista e vocalista do Genesis a repórteres diante da famosa estrutura em San Antonio, no Texas. Ele mantinha os itens em sua casa na Suíça.

A coleção inclui peças raras como um rifle de Crockett e uma das facas originais de Jim Bowie, um dos defensores do Álamo, informou o Comissário da Terra do Texas, Jerry Patterson.

"Eu era como um cão com dois rabos, como se diz na Inglaterra. O lugar exato onde minha coleção deveria estar sediada é o lugar de onde ela veio", ressaltou Collins.

A coleção será exibida de forma rotativa no Álamo, onde a versão da batalha comumente ensinada nas escolas norte-americanas sustenta que Crockett e o resto dos 160 homens lutando pela independência do Texas foram mortos em combate. As peças começarão a chegar ao Texas nos próximos meses.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos