Em 2012, Luciano Huck e Fausto Silva têm menor ibope histórico

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Dois dos programas de auditório mais importantes e caros da Globo (em termos de produção) tiveram em 2012 seu pior ano em audiência. O "Domingão do Faustão" e o "Caldeirão do Huck" registraram seus mais baixos ibopes na Grande São Paulo - a principal praça de medição e importância comercial.

O "Domingão" fechou o ano passado com 16,4 pontos de média (cada ponto = 60 mil residências sintonizadas na região). É 0,7 ponto a menos que 2011, então a menor média histórica. Neste século, a melhor média de Fausto Silva foi 2002, quando fechou o ano com 23,2 pontos. Na comparação melhor/pior ano são 30% de queda.

Já Luciano Huck fechou 2012 com média de 12,6 pontos. Sua pior média até então foi em 2001, quando marcou 12,9. Parece pouca diferença. Porém, se comparada com o melhor ano, 2007, quando a média foi de 16,2 pontos, a queda do "Caldeirão" em apenas cinco anos foi de a queda foi de aproximadamente 22,5% (ou mais de um em cada cinco espectadores).

O ano de 2012 foi ruim até mesmo para programas considerados "lendários" na Globo, como o "Globo Rural", que estreou em 1980.

O programa de serviço e informação agropecuária fechou o ano com  média de 7,5 pontos. Representa a perda de quatro em cada dez espectadores em dez anos, uma vez que em 2003 o programa teve sua melhor média: 12,6 pontos.

TV por assinatura se aproxima dos 20 milhões de assinantes

Enquanto a TV aberta definha aos poucos, a TV paga cresce de forma acelerada. O ano de 2012 terminou com cerca de 16,5 milhões de assinantes e a expectativa é de que esse mercado supere 20 milhões até abril.

Isso significa que quase uma em cada três residências do país já tem TV por assinatura. Como o IBGE registra uma média de 3,3 habitantes por casa, pode-se afirmar que hoje já há mais de 50 milhões de espectadores com TV paga em casa.

Infelizmente, a qualidade do atendimento ao assinante em quase todas as operadoras é inversamente proporcional ao seu crescimento.

A TV por satélite já representa mais de 60% das assinaturas. Só para acrescentar, a TV paga tem cerca de um bilhão de assinantes no mundo. E não para de crescer.

QUEM É LEGAL

"The Big Bang Theory"

Charlie Sheen pode detestá-lo, mas Chuck Lorre é definitivamente um gênio. Prova disso é "The Big Bang Theory", que está em sua sexta temporada e não dá mostra alguma de perder o fôlego em qualidade de texto,  humor e elenco. Melhor seriado de humor da TV mundial da atualidade.

QUEM IRRITA

Canal SporTV

Basta o futebol brasileiro e mundial entrar em férias para os canais esportivos começarem a apelar. No caso do SporTV, no último fim de semana, foram "trocentas" chamadas para o anúncio da entrega do prêmio "Bola de Ouro", da Fifa (vencido por Messi). Com tanto dinheiro e assinantes, o canal esportivo da Globo não deveria apelar tanto, como se o assunto fosse o único possível e de interesse no mundo esportivo. A verdade é que chegou a enjoar a quantidade de vezes que o canal deu a informação de que cobriria o evento, dia e noite, durante seus infindáveis intervalos. Se somados, o tempo de todas as chamadas que a SporTV deu certamente superará em muito o tempo do evento em si

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos