Em Família

"Em Família" tem pior ibope das últimas 20 novelas da Globo

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

A novela "Em Família", 21h30, de Manoel Carlos, fechou a primeira semana com a pior média de audiência da Globo para as tramas do horário, não só em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro -- uma reconhecida cidade "noveleira".

Cenas de "Em Família"
Cenas de "Em Família"

O folhetim carioca registrou média de 30 pontos em seu próprio território nos primeiros cinco capítulos. Isso dá menos que o anterior recorde negativo, "Insensato Coração", de Gilberto Braga, em 2011, que ficou na casa dos 33 pontos.

"Em Família" também igualou "Insensato" como pior estreia de uma novela da Globo na faixa das 21h no Rio, onde cada ponto de Ibope vale por 39,6 mil residências sintonizadas na atração.

A maior estreia de uma novela da Globo nos últimos 15 anos (tanto em São Paulo como no Rio) foi "Senhora do Destino" (2004), que substituiu "Celebridade".

De autoria de Aguinaldo Silva, "Senhora..." teve mais de 57 pontos de Ibope em seu primeiro capítulo, em terras fluminenses. Acabou terminando também como uma das maiores audiências da história da emissora no país todo.

Cabe ressaltar que muitas vezes uma novela da Globo começa mal no Ibope, mas se recupera até o final. Um exemplo foi "A Favorita", que estreou com 34,7 pontos de média (no Rio), mas na reta final chegou a registrar quase 50 pontos de média.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos