Meu Pedacinho de Chão

Atores da Globo "fogem" de novela de Ruy Barbosa

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Leonardo Colosso/Folhapress

    O autor Benedito Ruy Barbosa

    O autor Benedito Ruy Barbosa

A Globo suou para fechar todo o elenco da sua próxima novela das 18h, "Meu Pedacinho de Chão", escrita por Benedito Ruy Barbosa. A dois meses da estreia, muitos atores e atrizes da emissora declinaram de papéis na trama. Somente no mês passado é que a Globo terminou o "cast".

O motivo da rejeição de alguns atores para participar da novela foi a fama de Ruy Barbosa de sempre atrasar a entrega de capítulos. Isso causou caos nas gravações e revoltou muitos artistas, que, em outras novelas, chegaram a ser obrigados a gravar um capítulo no mesmo dia em que ele ia ao ar. Por causa de seu atraso, Ruy Barbosa já foi até afastado no meio de uma novela --ele não conseguia cumprir os prazos ("Esperança").

Convidados para entrar na trama que substituirá "Joia Rara", alguns artistas arranjaram desculpas e fugiram do trabalho mais rapidamente que vampiros diante de alho e água benta; mais ligeiros que diabo fugindo da cruz; qual cobras diante de um faminto mangusto.

Sabendo da rejeição a um de seus mais famosos e consagrados novelistas, a Globo fez com que Ruy Barbosa entregasse todos os capítulos da novela antes mesmo de sua estreia. Com o roteiro completo em mãos, garantindo que não haveria mais pandemônio nas gravações, a emissora conseguiu um elenco de bom  nível: Juliana Paes, Osmar Prado e Ney Latorraca estão nele.

"Meu Pedacinho de Chão" é um remake do próprio Benedito. A original foi exibida no início da década de 70 na TV Cultura. Teve Renée de Vielmond, Dionísio Azevedo (1922-1994) e Maurício do Valle (1928-1994)  no elenco.

Recentemente, durante as gravações de "Amor à Vida", alguns atores também fizeram queixa formal à Globo porque algumas gravações "encavalaram", o que os obrigou a trabalhar até 18 horas em um só dia.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos