Copa do Mundo em casa derruba ibope da televisão aberta em 20%

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo 2014 somou mais de 41 pontos em sua exibição na TV aberta. A Globo reigstrou média de 33,5 pontos na Grande São Paulo, enquanto a Band teve média de 8 pontos --sendo que cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Esses dados foram obtidos pela coluna em tempo real do 0 x 0 de Brasil e México, nesta terça-feira (17). Há uma margem de erro de cerca de dois pontos para mais ou para menos, nessa medição.
 
Fazendo uma comparação, a segunda partida do Brasil contra a Costa do Marfim, ocorrida na Copa em 20 de junho de 2010, marcou mais de 50 pontos de média na soma Globo + Band: a primeira deu quase 41 pontos de média e a segunda, 10 pontos.
 
Há prováveis explicações para essa queda: por um lado houve um grande aumento na venda de pacotes de TV por assinatura desde 2010, e muita gente prefere assistir aos jogos na ESPN, SporTV ou Fox Sports, sem ouvir Galvão Bueno ou a Band.
 
Além disso, grosso modo, pelo menos mais um pontinho poderia ser somado nessa média se imaginarmos um público de 65 mil pessoas no estádio e imediações.
 
Os demais pontos "sumidos" da TV aberta provavelmente estariam vendo jogos na internet, ou coletivamente, em um mesmo ponto, seja em casas, apartamentos ou telões instalados em Copacabana, bares, padarias Brasil afora etc.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos