Faixa nobre desaba e Globo tem pior ibope da história

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Divulgação

    TV Globo

    TV Globo

Agosto foi realmente um mês de desgosto, pelo menos para a Globo. A emissora fechou o mês com sua pior média histórica de audiência tanto no horário comercial - 7 horas à meia-noite- , como em horário nobre --o mais caro e valioso da publicidade brasileira.

A emissora da família Marinho fechou o mês com apenas 12,5 pontos na faixa nobre (das 18 horas à meia-noite). Em agosto do ano passado a média foi de dois pontos a mais (cada ponto vale por 65 mil domicílios na Grande São Paulo).

A Globo também despencou na medição do horário comercial (das 7 horas à meia-noite). Ficou com 19,6 pontos, contra 24,2 pontos em agosto do ano passado. Em julho a média fora de 21,9 pontos.

A pior média da Globo em todos os tempos coincide com a mais longa fase tenebrosa que atinge praticamente todas as novelas da casa, em todos os horários. A dramaturgia vive seu pior momento.  A trama "Império", de Aguinaldo Silva, até começou bem, mas caiu tanto (média de 30 pontos) que está prestes a ficar abaixo de "Salve Jorge", de Glória Perez.

Só Record

Durou apenas um mês a vide-liderança do SBT. A emissora de Silvio Santos voltou em agosto para o terceiro lugar, sendo novamente ultrapassada pela Record --TV que cresceu no mês: +5%, com média de 5,9 pontos.

O SBT ficou em terceiro com 5,5 pontos. Band em quarto com 2,3 pontos. A Cultura está na frente da RedeTV!, em quinto.

No mês após  a Copa, Globo e Band perderam cerca de 12% de audiência e participação nas TVs ligadas.

Cenas de "Império"
Cenas de "Império"

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos