Anúncio da saída de Poeta deixa ibope do "JN" igual

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

O esperado dia em que Patrícia Poeta anunciou ao vivo sua saída da bancada do "Jornal Nacional" para se dedicar a um novo projeto de entretenimento na Globo não mexeu em nada com a audiência do telejornal.

Ontem o "JN" registrou 20 pontos de média na Grande São Paulo -- exatamente a mesma marca obtida na segunda-feira (8) anterior, quando nada se sabia sobre a saída da âncora.

Para efeitos de comparação, quando Fátima Bernardes anunciou sua saída da bancada, em 2011, o telejornal principal da Globo registrou recorde de 35 pontos de média.

O "JN" também anunciou ontem a nova integrante da bancada, Renata Vasconcellos, e sua substituição no "Fantástico" por Poliana Abritta.

Desde 2004, quando obteve uma de suas maiores médias anuais (39,8 pontos), o "Jornal Nacional" já perdeu por volta de 16 pontos de ibope somente na Grande São Paulo.

Isso equivale a mais de 1 milhão de domicílios que deixaram de sintonizar o telejornal, ou quase 3,5 milhões de telespectadores a menos só nesta região. A queda do "JN", no entanto, se reproduz em praticamente todo o Brasil.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos