Império

Elenco de "Império" recebe capítulos lacrados e com duas versões

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
Cenas de 'Império'
Cenas de 'Império'

Quase todos os principais atores e alguns donos de papéis menores da novela "Império", de Aguinaldo Silva, já estão recebendo em casa envelopes lacrados que contêm basicamente apenas suas falas na trama. As falas vêm com duas versões.

A dois meses do desfecho de sua principal novela em faixa nobre, a Globo e Aguinaldo estão limitando os atores sobre o que se passa com outros personagens. Eles sabem apenas suas falas e com quem vão contracenar.

Os capítulos que chegam às casas do elenco vêm em duas versões, e os artistas são obrigados a decorar ambas.

Em alguns casos, a direção da novela grava as duas cenas, e depois a Globo e Aguinaldo decidem qual vai ao ar.

Em outros casos, porém, o elenco grava apenas uma cena. Mas, mesmo nesse caso, os atores só sabem qual texto foi escolhido para ir ao ar no momento da gravação.

Trata-se de um expediente inédito na história da Globo: nunca a emissora criou dupla possibilidade para tantos personagens e com tanta antecedência numa novela.

Já houve casos famosos em que, no último capítulo, novelas tiveram dois finais gravados, mas jamais houve necessidade de entregar capítulos individuais, "superlacrados" e tão limitados ao elenco.

O clima de desconfiança é generalizado no Projac. A emissora e o autor temem vazamentos (que, por sinal, quase sempre acontecem).

A média de ibope de "Império" tem ficado entre 33 e 35 pontos na Grande São Paulo. Mas, em outros centros como Salvador, Rio e Florianópolis, a novela tem registrado média de até 45 pontos.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos