"O Rei do Gado" tem menos TVs ligadas que "O Cravo e a Rosa"

Ricardo Feltrin

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Colunista do UOL
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    Patrícia Pillar é Luana em "O Rei do Gado"

    Patrícia Pillar é Luana em "O Rei do Gado"

Muito tem se falado (e publicado) a respeito do sucesso de audiência da reprise de "O Rei do Gado", exibida nas tardes da Globo nestes 50 anos da emissora. Há um certo exagero nesse oba-oba em torno da reprise. Boa parte desse oba-oba, cabe lembrar, sai da própria Globo, é claro.

Primeiro vamos falar dos pontos. Com média de 16,2 pontos até o 44º capítulo, "O Rei do Gado" tem apenas 1,3 ponto a mais que o mesmo período de "Chocolate com Pimenta", reprisada em 2012. E só dois pontos a mais que "Caras & Bocas", reexibida no ano passado.

O problema está no famigerado share -- a participação (em porcentagem) de um programa no universo de TVs ligadas. Nessa metodologia, "O Rei do Gado" tem 35,7% de participação. Ou seja, quase 36 TVs  sintonizam a novela em cada 100 aparelhos ligados na Grande São Paulo.

Só que "Chocolate com Pimenta" atraiu 41,5 em cada 100 TVs ligadas nos mesmos 44 capítulos iniciais. "Da Cor do Pecado" registrou 38,1%. E "O Cravo e a Rosa" marcou 38%. Enfim, todas essas novelas tiveram mais TVs ligadas que "O Rei do Gado".

Porém há uma diferença no horário de exibição: as três primeiras eram exibidas logo após o "Vídeo Show", por volta das 14h40.

Já "O Rei do Gado" é exibida somente depois da "Sessão da Tarde" (16h30). Se fosse exibida depois do "Vídeo Show", como as outras, provavelmente a novela rural de Benedito Ruy Barbosa teria um ibope bem maior.  

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

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