Com Disney, líder SBT abre distância sobre Globo

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Reprodução

    Dove Cameron ("Liv & Maddie") e China Anne McClain ("Programa de Talentos") são estrelas de séries da Disney

    Dove Cameron ("Liv & Maddie") e China Anne McClain ("Programa de Talentos") são estrelas de séries da Disney

Foi a quinta derrota do "É de Casa" em cinco semanas. Mas, se nos sábados anteriores o SBT derrotou a Globo na faixa matinal por alguns décimos, hoje (5) a distância aumentou para 1,2 ponto.

Dados do ibope prévio (em tempo real) obtidos pela coluna mostram que a nova faixa Mundo Disney levou o SBT a registrar 6,8 pontos de média na Grande São Paulo. A Globo e seu programa de amenidades marcou 5,6 pontos. A Record ficou em terceiro com 5,1 pontos.

Cada ponto vale por 67 mil domicílios na Grande São Paulo. O ibope consolidado só vai se divulgado na próxima semana.

Silvio Santos e Disney firmaram acordo recentemente que dá direito ao megaconglomerado norte-americano a duas horas diárias no SBT.

Desde então o ibope do SBT subiu nas manhãs de segunda a sexta. Aos sábados, no entanto, a programação infantojuvenil agora vence com facilidade.

A despeito de o SBT enfrentar um programa com público diferente, o "É de Casa"vem oferecendo um conteúdo bastante desinteressante e tedioso. O formato atual, anotem, dificilmente vai deslanchar.

Dois fatos são relevantes nesta faixa de liderança isolada do SBT:

1º) Até poucos meses atrás quem detinha todos os direitos sobre a programação Mundo Disney era a Globo, que simplesmente a deixou engavetada por anos. A conhecida tática praticada por décadas: "pago, não exibo, mas os outros também não tem".

Talvez por desencargo de consciência ou algum item contratual que desconhecemos, o máximo que a Globo fez nos últimos anos foi exibir ocasionalmente algum episódio de algum seriado Disney, porém sem nenhuma ordem cronológica e por volta das 4 da madrugada. Convenhamos: se tem criança acordada a essa hora só pode ser dor de dente.

2º) A distância contra o "É de Casa" e com programação da Record durante a semana (quando o SBT também fica em segundo) deve aumentar em breve. Isso porque a Disney ainda está se "aquecendo" e nem começou a passar seus melhores seriados.

Aguardem a estreia dos sensacionais "Boa Sorte, Charlie" (teve 4 temporadas e deixou saudades); "Liv & Maddie" (com a talentosa Dove Cameron, que está na 2ª temporada e é o melhor seriado infantojuvenil da atualidade); o "Não Fui Eu" e o "Programa de Talentos", entre outros.

Este último, aliás, é estrelado pela fantástica atriz e multinstrumentista prodígio, China Anne McClain. E por "multiinstrumentista" entenda-se: China toca até tuba. E muito bem.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos