UOL Entretenimento Celebridades

13/02/2007 - 19h01

Janaína Barbosa intensifica a malhação para o Carnaval

do PopTevê

Luiza Dantas /Carta Z Notícias

A atriz Janaína Barbosa

A atriz Janaína Barbosa

Janaína Barbosa faz o tipo de baixinha que o brasileiro adora. A morena estréia neste Carnaval na escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro. Com 1,63 m de altura e 48 kg de peso, a "mignon" tem um tipo bem diferente das altas e imponentes "mulheres-monumentos" que desfilam no Carnaval. Mas isso não foi empecilho para que ela fosse coroada Rainha de Bateria.

No domingo de Carnaval, Janaína terá a missão de levantar o público quando a escola, penúltima a desfilar, entrar na avenida. "Sei que jamais serei um mulherão. Mas quero fazer bonito e estou me preparando", explica a jornalista e atriz de 29 anos, que fará sua estréia em novelas em "Paraíso Tropical", próxima trama das oito da Globo, onde viverá uma garota de programa.

A preparação vai continuar até o dia do desfile. Janaína malha cinco vezes por semana, cerca de uma hora e meia por dia em uma academia na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Para ficar em forma, a atriz é orientada pelo "personal trainer" Júnior Negão, que lhe passou uma série para perder dois quilos de gordura e, em seguida, conseguir definição muscular. A seqüência alia exercícios aeróbicos - "transport", esteira e corrida - com musculação. "Malho tanto para ter resistência, não colocar a língua de fora na avenida e sambar até o final. Mas ver o corpo tomando formas mais bonitas dá ainda mais disposição", reconhece.

Para complementar a malhação, Janaína fez algumas sessões de drenagem linfática. "É bom porque elimina gordura e limpa o organismo", ensina. Já a famosa dieta, ela deixou de lado. Ou melhor: A atriz até que deu um jeitinho de melhorar sua alimentação. Reduziu os doces e, quando sente fome no meio do dia, substitui as guloseimas por frutas. Janaína faz cinco refeições por dia, com café-da-manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Tudo para ter energia para manter o pique de academia e ensaios para o Carnaval. "Tenho comido mais. Mas não tenho 'neuroses estéticas'. Então, fica mais fácil", pondera.

Mas o conjunto malhação, controle da alimentação e preocupações estéticas são coisas pelas quais a atriz passa todo ano. Afinal, Janaína desfila desde criança e nem se recorda mais em quantas escolas já esteve. No Carnaval paulistano, ela já foi Rainha de Bateria da Acadêmicos do Tucuruvi, de 2001 a 2004. No Rio, desfilou pela Beija-Flor e pela Grande Rio. Mas confessa que está encantada com o clima da Mocidade, que desde 1996 não é campeã. "Este ano o título é nosso", sonha. Para vencer a disputa, a escola aposta no enredo "O Futuro do Pretérito - Uma História Feita à Mão", que fala sobre artesanato, em suas diferentes formas. À frente da bateria, Janaína vai representar o artesanato do Nordeste. Mas, como de praxe entre as Rainhas, faz mistério quanto à fantasia. "É linda, uma graça, e muito confortável. Na avenida vocês verão", disfarça.

Se vai continuar puxando ferro depois que o Carnaval passar, ela ainda não sabe. "Vou tentar. Mas confesso que nunca fui muito de malhar", diz. Mas projetos é o que não faltam à paulistana. Além de voltar a viajar com a peça "Lolitas", ela ensaia a montagem infantil de "A Pequena Sereia". No cinema, acaba de rodar o filme "Tropa de Elite", de José Padilha.

Janaína tem consciência de que, no Brasil, o ano só começa mesmo depois do Carnaval. "Depois continuo com os projetos. Agora, meu objetivo é fazer bonito na avenida. Por isso suo tanto", encerra, com bom humor.

(Fabíola Tavernard)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host