!
Para Madonna, crianças do Maláui devem "ajudar a si mesmas" - 19/04/2007 - Reuters - Entretenimento
UOL CelebridadesUOL Celebridades

19/04/2007 - 16h53

Para Madonna, crianças do Maláui devem "ajudar a si mesmas"

Por Mabvuto Banda

NAMITETE, Maláui (Reuters) - Madonna dançou com crianças malauianas na quinta-feira, durante visita a um orfanato, e as incentivou a "ajudar a si mesmas", em lugar de depender dela.

Usando óculos de sol e segurando no colo o menino malauiano de 1 ano de idade que está adotando, a cantora percorreu o orfanato, que custou 120 mil dólares, abriga 4.000 órfãos e que ela mesma ajudou a financiar.

Cercada por crianças, Madonna dançou ao som de música malauiana, acompanhada pelo batuque de tambores tradicionais, enquanto funcionários do orfanato e moradores do vilarejo cantavam "Madonna, obrigada por vir."

"Esta é uma parceria. Não cabe a mim fazer tudo. Precisamos trabalhar juntos, e vocês precisam ajudar a vocês mesmos", disse Madonna aos órfãos, adultos do vilarejo local e funcionários do orfanato.

A HIV e a Aids já mataram milhões de pessoas no Maláui, deixando mais de 1 milhão de crianças órfãs no país.

A organização humanitária Raising Malawi, co-fundada por Madonna, fornece alimentação, educação e saúde a 32 mil órfãos no país do sul da África, por meio de sete organizações de base comunitária.

Madonna está fazendo sua segunda visita ao Maláui em seis meses, depois de ela seu marido, o cineasta Guy Ritchie, terem assinado os documentos de adoção interina para ganharem a guarda do menino David Banda.

David vai viver com o casal por 18 meses na residência de Madonna, em Londres, até que o governo do Maláui decida pela finalização ou não da adoção.

Grupos de defesa dos direitos humanos acusam Madonna de usar sua fama e riqueza para desviar-se das normas de adoção do país, mas a cantora vem insistindo que está obedecendo às leis.

A porta-voz de Madonna negou relatos da mídia segundo os quais a estrela americana teria a intenção de adotar um segundo filho e disse que, nesta viagem, a cantora está focalizando apenas seu trabalho humanitário.

A visita ao orfanato, na quinta-feira, foi feita no final da visita de três dias de Madonna ao Maláui, durante a qual ela visitou o orfanato Home of Hope, onde David vivia, e onde, segundo testemunhas, ele se encontrou com seu pai biológico.