UOL Entretenimento Celebridades

29/05/2007 - 15h45

O ator carioca Ivan Mendes curte o surfe nas folgas de "Luz do Sol"

do PopTevê

Pedro Paulo Figueiredo /CZN

Ivan Mendes surfando na Barra

Ivan Mendes surfando na Barra

Surfista nascido e criado na Zona Sul do Rio de Janeiro, boa-pinta e responsável. É difícil saber se a descrição acima fala de Ivan Mendes ou de Rick, seu personagem em "Luz do Sol".

O ator, de 21 anos, fez o teste com um olho no protagonista Bernardo, mas o papel acabou nas mãos de Thiago Gagliasso. Mesmo com a pontinha de tristeza no início, ele admite que a total semelhança com o codjuvante o conquistou. "Confesso que a princípio, fiquei chateado. Só que, quando vi o perfil do Rick, me apaixonei", comemora.

E foi justamente a personagem que o aproximou do surfe. Ivan conta que sempre teve uma relação próxima com o mar. Criado em Botafogo, na Zona Sul carioca, durante cinco anos o rapaz praticou quase diariamente o bodyboarding.

As responsabilidades com estudo e trabalho afastaram o carioca das praias, até que Rick surgiu na sua vida. Na Zona Oeste do Rio, ele freqüenta desde pequeno as águas da Barra da Tijuca, onde hoje executa com naturalidade as manobras que aprendeu com o veterano Daniel Friedman. "Tive aulas para aprender a ficar em pé na prancha, e aí virou um caso de amor. Só não surfo todo dia porque dependo de ter onda e uma brecha nas gravações", explica.

A disposição de Ivan para o esporte vem de cedo. A lista de atividades físicas no currículo do rapaz é longa: ao bodyboarding e ao surfe, somam-se futebol, skate, vôlei, basquete, capoeira e até mesmo ginástica olímpica, que ele praticou por seis anos. O jovem garante que não era uma criança hiperativa, nem fazia as aulas forçado. "Sou atleta por gosto. Ninguém me obrigou a nada, mas minha família sempre me deu força no que eu queria fazer", esclarece. Também não faltou apoio quando ele resolveu mudar o foco, investindo nas artes cênicas.

Na época, com 17 anos, uma vizinha de Ivan soube que Leonardo Brício precisava de atores que praticassem ginástica para compôr o elenco da sua versão de "O Ateneu", peça escrita por Raul Pompéia, e lembrou da fase de piruetas do jovem. "Ganhei o espaço mais pelos saltos que pela atuação. Mas o Léo achou que eu tinha talento e me deu um papel pequeno, mas bem bacana", recorda.

A experiência animou Ivan. Ele, que só havia feito teatro quando estava no colégio, resolveu se inscrever no Tablado, famosa escola carioca de interpretação. O curso, que dura um ano, o deixou com um gosto de "quero mais". Ele decidiu ir além no aprendizado e prestou vestibular de Artes Cênicas. "Meu objetivo era estudar mesmo, me dedicar para crescer na carreira", conta. A vida acadêmica teve um impacto decisivo nas conquistas profissionais, como ter sido convidado, em 2005, para dar aulas de teatro infantil na escola em que estudou. "Foi fantástico. Tive que estudar muito mais para conseguir explicar para os alunos. Ser professor é uma arte incrível".

Assim que o ano letivo acabou, Ivan foi surpreendido pela chance de participar do teste para "Luz do Sol". Curtindo seu primeiro personagem na TV, o jovem destaca a mistura de vivências em seu núcleo, em que trabalha com o amigo e novato Thiago Gagliasso ao mesmo tempo que tem a chance de contracenar com a experiente Françoise Fourton, que vive a tresloucada Belquiss, sua mãe. "Gosto demais da Fran. Ela é excelente como atriz e pessoa. E sempre me dá uns toques, estou aprendendo muito com ela", derrama-se.

Em meio ao ritmo acelerado das gravações, Ivan conta que não tem nenhum plano certo para quando "Luz do Sol" chegar ao fim. Interessado em continuar atuando em novelas e no teatro, ele não esconde que seu sonho é migrar para os longas-metragens. "Penso não só no Brasil, mas também no mercado internacional. Claro que é difícil, mas se você trabalhar, todo o resto é conseqüência", filosofa.

(por Louise Araujo)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host