UOL Entretenimento Celebridades

05/07/2007 - 15h20

A atriz Valquíria Ribeiro ensina a fazer uma delíciosa pamonha

do PopTevê

Pedro Paulo Figueiredo /CZN

A atriz Valquíria Ribeiro

A atriz Valquíria Ribeiro

A operação tem seus riscos: pela primeira vez, Valquíria Ribeiro resolve preparar, sozinha, a pamonha salgada que é especialidade de sua família há gerações.

No interior de Goiás, de onde vem o pai da atriz, mais do que uma deliciosa receita, o prato é um pretexto para reunir os parentes. "É um motivo para confraternizar. Todo mundo se envolve na produção, cada um em uma etapa", explica.

Tudo começa com a seleção do milho. O segredo é escolher espigas com grãos gordinhos e de coloração amarelo-clara. Se ainda estiverem fechadas na palha, basta levantar na base, onde o milho é cortado, para checar as sementes. Valquíria explica que esses detalhes fazem toda a diferença. "Se o milho estiver muito clarinho ou amarelo demais, não rende da mesma maneira", ensina.

Milho escolhido, é hora de retirar a palha. É fundamental ter cuidado: como as cascas externas são mais secas e sujas, devem ser descartadas. "Tem de aproveitar a palha de dentro, escolhendo sempre as mais firmes para preparar as trouxinhas", revela. A etapa seguinte exige força no braço. As espigas são debulhadas, uma a uma, em um ralador grande de ferro ou aço. "É assim que se faz na roça. Hoje as pessoas substituem pelo liqüidificador, mas não fica o mesmo creme gostoso", valoriza.

Para uma consistência ainda mais homogênea, Valquíria acrescenta creme de leite à massa antes de deixá-la descansar. Enquanto a papa repousa, ela frita bacon em cubinhos e caldo de carne em uma frigideira com azeite. Depois de dourar o toucinho, a atriz ignora os conselhos médicos atuais e mistura toda a gordura ao milho. "Esse óleo é que funciona como tempero da massa", comenta.

Como a receita já está mesmo ao largo da culinária light, ela aproveita para cortar as tiras grossas de queijo e paio que serão usadas mais tarde. Enquanto prepara as trouxinhas, Valquíria vai revelando um pouco de sua história. Ela, que vive a decidida Isabel de "Vidas Opostas", conta que começou na vida artística totalmente contra o desejo da família. "Meu pai é muito rígido e achava que, sendo mulher, negra e sem estudo formal, eu só conseguiria lavar chão", relembra.

Mesmo assim, as oportunidades surgiram. A primeira foi no remake de "Escrava Isaura", em 2004. A participação, apenas de um capítulo, agradou tanto que ela atuou nas três produções seguidas na Record: "Essas Mulheres", "Prova de Amor" e, agora, "Vidas Opostas". "Isso me deu muita base. Agora eu acredito mesmo que sou atriz".

Com as trouxinhas prontas, chega o momento de acrescentar o recheio. Valquíria usa uma concha para calcular a quantidade e dá um toque extra com o paio e o queijo. Ela faz a última dobra na embalagem e usa um barbante para arrematar o fechamento. "É por isso que a gente precisa de mais alguém. Dar esse nó sozinha é impossível!", diverte-se.

Depois de embrulhadas, as pamonhas seguem para o panelão de água. Valquíria fica de olho na temperatura. "Não pode estar só quente. A água tem de estar fervendo!", diz. Outro segredo: as palhas que não serviram para fazer trouxinhas são aproveitadas para conferir um sabor especial à receita. "É só lavar e colocá-las entre a água e a tampa da panela. A palha tem gosto e isso acaba temperando mais ainda a pamonha", ensina.

Passada meia hora, as pamonhas já estão cozidas. Basta usar uma escumadeira para tirá-las da água e uma tesoura para cortar o barbante. E nessa hora é que se descobre que a tradicional pamonha goiana não dá só trabalho, mas também muito prazer. Feliz da vida com o resultado, Valquíria aproveita pra mandar um recado para casa. "Pai, eu consegui fazer a pamonha sozinha!", vibra.

Pamonha salgada

Ingredientes:
10 espigas de milho novo, com casca.
200 g de creme-de-leite em lata.
200 g de queijo minas meia cura.
200 g de paio ou lingüiça defumada.
200 g de bacon.
Azeite suficiente para fritar o bacon.
1 cubo de caldo de carne.
Sal e temperos a gosto.
Água suficiente para cobrir as trouxinhas.
Barbante grosso.

Modo de preparo:
Descasque as espigas. Selecione as palhas mais firmes para fazer a trouxa. Rale o milho e, se ficarem grãos inteiros, bata no liqüidificador. Acrescente creme de leite até ficar homogêneo. Reserve. Frite o bacon no azeite com caldo de carne. Adicione a mistura à massa de milho. Use sal e temperos a gosto. Corte o paio e o queijo em tiras grossas.

Prepare a trouxinha com as palhas. Despeje uma concha de massa dentro da trouxinha e, em seguida, coloque um pedaço de paio e outro de queijo na mistura. Feche a trouxinha e amarre com o barbante. Mergulhe na água fervente, deixando cozinhar por 30 minutos e usando as palhas que sobraram para abafar. Retire as pamonhas da panela e use uma tesoura para cortar o barbante.

(por Louise Araujo)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host