UOL Entretenimento Celebridades

15/10/2007 - 16h14

Daniel Erthal mostra habilidade na sinuca

Do PopTevê

Pedro Paulo Figueiredo/CZN

Daniel Erthal, um grande fã da sinuca

Daniel Erthal, um grande fã da sinuca

Camisa listrada, bigodinho e jeito matreiro. Daniel Erthal, o Nicolau de "Eterna Magia", mostra que se sente à vontade no clima de malandragem que permeia o ambiente da sinuca -esporte que ele pratica desde cedo. Culpa do pai, Francisco, um entusiasta que passou para o filho a paixão pelas tacadas. "A gente tinha até uma mesa oficial em casa. E eu, moleque, ficava fascinado com tudo aquilo", relembra ele. Mais do que uma diversão de final de semana, a família Erthal levava o jogo a sério. "A cada seis meses tinha um campeonato, com troféu e tudo. Era uma coisa organizadíssima!", conta, entre risadas.

O hábito quase ficou abandonado depois de 1999, quando Daniel decidiu sair da casa dos pais, em Bom Jardim, na região serrana do Rio de Janeiro, para investir na carreira de ator na capital. Só que o entusiasmado seu Francisco preferiu não dar essa chance e presenteou o filho com um taco especial, feito sob medida. "Cada jogador tem suas preferências. Ele é totalmente adaptado ao meu corpo e me dá mais firmeza", teoriza. O xodó do louro pelo mimo é tanto que ele o carrega para cima e para baixo dentro do carro -cuidadosamente guardado em um estojo próprio, claro. "Nunca se sabe quando vai surgir uma oportunidade, né?", brinca. "Só é uma pena que conheço pouca gente aqui no Rio que jogue sinuca", lamenta Daniel.

Mostrando seu estilo de jogadas na mesa de um bar em Ipanema, na Zona Sul do Rio, o ator fluminense mostrou que é mesmo conhecedor das manhas do esporte. Para quem quer se iniciar -e bem- na prática, ele explica que mais importante que qualquer aparato é manter a concentração sempre em alta. "Se você perder a atenção por um segundo que seja, vai acabar facilitando as coisas para o adversário", ensina.

Característica bastante associada à fleuma dos ingleses, que criaram o jogo em 1875 -reunindo elementos de outros estilos de bilhar, como o Pyramids e o Life Pool. Batizado originalmente de Snooker, o jogo se popularizou no Brasil a partir dos anos 1930, teve o nome aportuguesado para sinuca e suas regras sofreram adequações. "Aqui no Brasil se usam sete bolas, que seguem uma ordem crescente que equivale à cor" explica Daniel. Na hierarquia, as esferas vermelha, amarela, verde, marrom, azul, rosa e preta equivalem a uma pontuação crescente de 1 a 7 pontos, respectivamente. O jogador tem a opção de "matar" seguindo esse ranqueamento ou pode arriscar uma de maior valor. "Mas nesse caso, se a pessoa perder a tacada, os pontos vão para o adversário", adverte.

A paixão pelo esporte é indisfarçável. Mesmo assim, o ator rejeita a idéia de colocar a sinuca porta adentro de seu apartamento. Daniel admite até que a ampla varanda da residência o deixou tentado a comprar uma mesa profissional como a do pai, mas acabou desistindo por motivos pouco nobres. "Logo eu percebi que não ia ter mais sossego! Ia todo mundo jogar na casa do Erthal", argumenta, às gargalhadas. Enquanto isso, ele evita o ócio praticando tênis e futebol, além de aproveitar a proximidade de sua casa com a praia para correr na areia. "Estou sempre procurando me exercitar. Faz bem não só para o corpo, mas para a mente também", acredita.

E entre uma tacada e outra, Daniel aproveitou para falar sobre o trabalho em "Eterna Magia". Um dos muitos profissionais da novela oriundos da temporada 2006 do "Sítio do Pica-pau Amarelo", ele garante ter se sentido totalmente à vontade no folhetim. Nem mesmo as mudanças de rumo que a novela enfrentou abalaram o entusiasmo do jovem de 25 anos. "O clima nas gravações é sensacional, todo mundo se dá bem. Para quem está lá dentro, foi um trabalho muito satisfatório", garante.

(por Louise Araujo)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host