UOL Entretenimento Celebridades

30/10/2007 - 17h30

Pedro Garcia Netto revela seus dotes culinários com um yakissoba

Do PopTevê

Luiza Dantas /CZN

O ator Pedro Garcia Netto mostra habilidade para preparar yakissoba

O ator Pedro Garcia Netto mostra habilidade para preparar yakissoba

O porte não denuncia, mas Pedro Garcia Netto é um glutão de marca maior. Intérprete do minerador Bernardo em "Eterna Magia", fora da ficção o ator não nega que gosta de comer como um trabalhador braçal.

"Sou baixinho mas como igual a gente grande", brinca, bem-humorado. "Só que, depois, tenho de malhar forte para dar conta de tudo isso", ressalta. A revelação foi feita na cozinha de um restaurante na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde o ator encarnou um mestre-cuca oriental para preparar um yakissoba. A receita, que nessa versão reúne legumes a frutos do mar, tem origens que se confundem entre China e Japão e agradam em cheio ao paladar de Pedro. "Hoje, consumir comida oriental virou um hábito para mim. E, além de ser gostoso, faz muito bem para a saúde", defende.

Paramentado com avental e toc blanc -o chapéu dos chefs-, o ator deu início aos trabalhos lavando cada ingrediente. Em seguida, foi a vez de mostrar habilidade com a faca, picando os vegetais e os frutos do mar. "O ideal é cortar todos eles em pedaços de cinco centímetros", ensina Pedro.

Paralelamente, começava o preparo do soba -nome do macarrão espesso que é a base do prato e que, hoje em dia, é encontrado até em supermercados. Yaki, por sua vez, quer dizer frito, já que o macarrão é refogado. Enquanto a massa escorria, os outros ingredientes seguiam seu caminho para a panela. Ou, no caso, para o wok, a frigideira larga e de fundo arredondado, típica da culinária oriental. "Isso aqui é uma malhação e tanto!", comenta Pedro, referindo-se ao peso da panela.

Nesse momento, o fogo pode estar alto, mas é preciso atenção em dobro. "É importante que a pessoa não pare de mexer e tome muito cuidado para não queimar", explica o chef Chico -apelido do nordestino Elias de Souza Filho, que comanda o restaurante e deu dicas para que o prato ficasse irresistível.

Enquanto refogava os ingredientes, Pedro relembrou que já teve conexões profissionais com a culinária. A peça de conclusão do curso que fez na Casa de Artes de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, era exatamente "A Cozinha", do americano Richard Schechner. "Mostrava o cotidiano dos cozinheiros de um grande restaurante. Foi muito bacana para entender esse universo, porque quem fica do lado de fora não sabe o quanto o ritmo lá é louco", recorda.

Refogado pronto, o macarrão entra em cena seguido pelo "pulo do gato": um pouquinho de óleo de gergelim e outro tanto do exótico tonkatsu, molho encontrado em lojas japonesas e que confere um sabor especial à receita. "Depois disso, é só deixar cozinhar por cerca de mais um minuto, agora em fogo baixo", detalha Chico. O resultado é um macarrão saudável e com um visual de encher os olhos. A receita rende uma porção grande, que serve dois -ou o apetite mais voraz de uma pessoa sozinha, mas com bastante fome.

Fumegando, o prato vem da cozinha diretamente para a mesa. Degustando a própria obra com os tradicionais hashis -popularmente conhecidos como "pauzinhos"- Pedro relembra momentos da carreira, que começou para valer aos 18 anos.

"Percebi que, se a minha vida tinha se modificado tanto por causa do teatro, eu tinha de seguir a profissão para valer", recorda. Foi então que ele saiu de Bauru, no interior de São Paulo, para o Rio de Janeiro. Dessa época, Pedro relembra um caso curioso: quando atuou na montagem do polêmico "Trainspotting", baseado no livro do escocês Irvine Welsh, encontrou um dia na platéia a severa crítica teatral Bárbara Heliodora. "Só que a gente estreou na Bunker!", diverte-se, referindo-se à uma boate "underground". "E, por mais inusitado que tenha sido, ela adorou!", garante, às gargalhadas.

Yakissoba de frutos do mar
Ingredientes:
100 g de macarrão tipo soba
30 g de repolho
30 g de repolho roxo
30g de cenoura
5 g de brócolis
5 g de vagem
5 g de nirá
60 g de camarões médios
60 g de lula
60 g de salmão
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de glutamato monossódico
10 ml de azeite para refogar
10 g de cebolinha
20 ml de molho tonkatsu
5 ml de óleo de gergelim

Modo de preparo:
Lave e corte os repolhos, a cenoura, o brócolis, a vagem, o nirá, os camarões, a lula e o salmão. Prepare o macarrão seguindo as instruções da embalagem.

Em uma frigideira tipo wok, coloque o azeite e, quando estiver bem quente coloque o salmão, a lula e o camarão, nessa ordem. Sem parar de mexer, acrescente o nirá, o brócolis, os repolhos e a cenoura. Em seguida, junte o macarrão. Quando tudo estiver refogado, adicione o óleo de gergelim e o molho tonkatsu. Para finalizar, inclua um punhado de cebolinha.

(por Louise Araujo )

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host