UOL Entretenimento Celebridades

31/12/2007 - 13h37

Por papel em "Sete Pecados", Emiliano Ruschel apostou na ginástica

Do PopTevê

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Emiliano Ruschel, o Dorgival de "Sete Pecados", em sessão de ginástica olímpica

Emiliano Ruschel, o Dorgival de "Sete Pecados", em sessão de ginástica olímpica

Conquistar um papel em TV normalmente não é fácil. Mas para Emiliano Ruschel, que dá vida ao professor voluntário Dorival em "Sete Pecados", a empreitada foi ainda mais complicada. Afinal, para dar credibilidade ao personagem, ele precisou aprender a difícil arte da ginástica olímpica. "Não basta ter vontade, é fundamental que a pessoa tenha uma disciplina muito grande", explica.

O esporte, cuja origem remonta à Grécia Antiga, requer muitos anos de treinamento. Emiliano, porém, teve apenas dez dias para se adaptar à rotina até o primeiro teste --eliminatório-- em uma academia na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro. "Eu estava no meio da estrada indo do Rio para Passo Fundo quando me ligaram perguntando se eu tinha experiência com ginástica. Eu disse que sim, claro!", diverte-se o ator, que havia praticado a modalidade por pouco mais de seis meses no início da adolescência.

Durante os três dias que ficou em sua cidade natal, no interior do Rio Grande do Sul, Emiliano não perdeu tempo. Conseguiu encontrar uma escola pública na qual, com aparelhos simples, um professor ensinava os princípios do esporte --de uma maneira muito precária, próxima ao que ele encontraria como Dorival. "Foi ótimo porque, além de iniciar os treinos, comecei ali mesmo a fazer laboratório", diz.

De volta ao Rio, procurou o Centro de Treinamento do Flamengo, onde nomes como Diego e Daniele Hypólito deram os primeiros "pulinhos" e ainda hoje se aperfeiçoam. Emiliano destaca a importância do apoio de Roberto Nassar, coordenador da modalidade do clube e que aceitou dar aulas particulares para o jovem sem receber pagamento adiantado. "Ele acreditou em mim e disse para eu só me preocupar com isso quando tivesse conseguido o papel. Agradeço demais a ele", empolga-se o ator, que mantém a rotina de treinamentos mesmo sem precisar reapresentar em cena as habilidades adquiridas.

Pelo menos três vezes por semana ele aporta no Flamengo e repete os movimentos no solo, cavalo e nas barras. Emiliano conta, porém, que não foi fácil adaptar o corpo às necessidades do esporte. "Ele exige força física mas também muita elasticidade, o que é complicado de conseguir depois de uma certa idade", explica, destacando que, além do corpo mais "sarado", encontrou no esporte uma inspiração para sua carreira. "Assim como um esportista, o ator tem de se superar a cada dia", filosofa.

O aprendizado foi fundamental para que Emiliano não abandonasse os treinos quando, a apenas três dias do teste físico, torceu o joelho direito. "Foi inacreditável. Quase desisti, mas mais uma vez o Nassar segurou a onda", conta. O treinador recomendou o mesmo que para seus atletas profissionais: já que os membros inferiores estavam prejudicados, fez o ator reforçar a musculatura dos braços. "Botei na cabeça que aquilo ia dar certo, mesmo tendo a lesão. Foi totalmente 'O Segredo'" compara ele, mencionando o livro de Rhonda Byrne que virou campeão de vendas ao pregar o pensamento positivo como caminho para o sucesso.

Mas,além da mentalização, Emiliano confessa que "trapaceou" um pouquinho no dia do teste físico. Como sabia que os avaliadores não permitiriam que fizesse os exercícios com o joelho machucado, o ator enfaixou a perna e usou calças compridas para disfarçar o problema. "Fiz vários movimentos complicados e até dei um mortal no final da apresentação", vangloria-se.

O expediente deu certo e ele conseguiu o papel do ex-atleta que, depois de abandonar a carreira esportiva, atua como voluntário na escola comandada por Míriam, de Gabriela Duarte. "E a melhor parte é que eu me sinto útil com Dorival. Ele ajuda a passar essa mensagem de que solidariedade e educação são indispensáveis", orgulha-se. (por Louise Araujo)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host