UOL Entretenimento Celebridades

09/05/2008 - 10h55

Rafael Cardoso, o Klaus de "Beleza Pura", tem um novo hobby: o skate

Do PopTevê

Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias

O skate é a mais nova paixão do ator

O skate é a mais nova paixão do ator

Rafael Cardoso é do tipo de pessoa que não passa muito tempo parado. Para ele, se exercitar não tem como finalidade apenas definir os músculos do corpo ou manter a saúde, tanto que pratica surfe, escalada, futebol e malhação. Agora o ator incluiu mais uma atividade em sua rotina para viver Klaus em "Beleza Pura". Para isso, durante um mês, teve duas ou três vezes por semana aulas com o skatista Cesinha Chaves. Rafael começou a gostar da manobras e agora aproveita seus raros dias livres -- tem gravado quase diariamente -- para colocar em prática o que aprendeu. "Quase todo dia venho dar uma voltinha. Sempre ando de skate para pensar na vida", conta.

Tanto esforço ajudou o ator em outra missão que lhe foi dada enquanto se preparava para interpretar Klaus. Como o personagem tem apenas 17 anos, Rafael, 22, foi orientado pelo diretor da novela Rogério Gomes a perder peso antes do início das gravações. O pedido pegou o rapaz de surpresa, já que havia aumentado o ritmo de malhação quando soube que ia fazer o papel, e precisou perder toda a massa muscular adquirida. "Parei de malhar e perdi seis quilos com o skate e com as outras atividades", esclarece. Não é para menos. Em um dia normal de treino, o ator chega a ficar três horas subindo e descendo uma ladeira que fica atrás de seu condomínio. "Ando até minhas pernas não agüentarem mais."

Mas a nova atividade não substitui a velha paixão -- o surfe. "Minha praia eu não troco", garante. É só o sol sair e as ondas colaborarem para Rafael correr até o mar. Mesmo com as gravações e atividades, ele também faz questão de um bom descanso. "Preciso de pelo menos oito horas de sono por dia para ficar bem", justifica.

Com as manobras de skates acertadas, o ator partiu para uma viagem no tempo para lembrar como agia com a idade de Klaus. Rafael confessa que teve sua fase "mulherengo", assim como o seu personagem, que vive em dúvida se fica com Luíza (Bianca Comparato) ou Fernanda (Monique Alfradique). "Não sabia o que queria, me apaixonava por uma e depois por outra. Acabava ficando com as duas. Mas hoje em dia não sou mais assim", diz.

Além das próprias experiências da adolescência, Rafael freqüentou festas para perceber os trejeitos desta geração e inseri-los no personagem. Não é segredo para ninguém que os skatistas andam mais largados que os integrantes de outras tribos. Mas o ator percebeu outra característica deste grupo. "Eles são observadores, pois passam muito tempo vendo as manobras dos outros", afirma.

O gaúcho percebeu sua vocação para atuar aos 15 anos, quando decorou um texto pela primeira vez para um comercial de TV. Só dois anos depois de se interessar pela carreira que Rafael resolveu entrar em escola para atores em Porto Alegre. Lá, conheceu um produtor da Globo, que o convidou para fazer um teste para a oficina de atores da emissora, com mais 300 candidatos de todo o país.

Aprovado, Rafael cursou dois semestres, tempo em que foi testado para "Malhação", "Eterna Magia" e "Paraíso Tropical". "Nunca tive pressa. Acho até que aconteceu tudo muito rápido para mim", diz.

(por Kelly Valente)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host