UOL Entretenimento Celebridades

28/05/2008 - 17h54

Eliete Cigarini, de "Amor e Intrigas", revela seu lado italiano com receita de penne com aspargos gratinados

Do PopTevê

Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias

Atriz está feliz com o desempenho de "Amor e Intrigas"

Atriz está feliz com o desempenho de "Amor e Intrigas"

A própria Eliete Cigarini admite: apesar da boa forma que exibe aos 45 anos, a atriz de "Amor e Intrigas" não faz cara feia para quase nenhuma comida. Mas mesmo com esse gosto variado, ela não pensa duas vezes na hora de eleger uma de suas receitas favoritas: o penne gratinado com aspargos. "Sempre faço esse prato. É uma receita muito amada, que está na minha família há vários anos", afirma. Neta de italianos, Eliete conta que essa versão da massa começou a freqüentar os almoços de domingo durante sua adolescência graças à influência da mãe, que descobriu a receita por acaso. "O que torna ele (o penne) especial é o gosto do aspargo misturado ao queijo. Mesmo sendo simples, fica com um sabor sofisticado", garante.

Sofisticação, aliás, tem sido a palavra de ordem para Eliete na TV. Adelaide, sua personagem em "Amor e Intrigas", é uma socialite elegante e apaixonada pelo músico Camilo (Jonas Bloch). "A repercussão tem aumentado a cada dia. A gente percebe que tem cativado o público", comemora.

Além da alegria pela boa recepção à personagem, a atriz é se alegra ao falar sobre a prorrogação da novela. Atingindo até 12 pontos no Ibope, número considerado bom pela Record para o horário, a trama ficará no ar até 24 de julho. "A gente está em uma fase muito boa, porque todos os atores já estão se sentindo em casa. Existe uma relação de intimidade que não tem mais aquele receio do início", garante a atriz, antes de preparar a receita.

Na cozinha, o primeiro passo é tratar da massa. Eliete aquece a água com sal e um filete de azeite, truque para dar sabor ao macarrão - e não para impedir que ele grude, como muita gente acredita. "Quem não tiver azeite em casa pode usar um cubo de caldo de galinha. Mas não óleo!", enfatiza.

O penne não deve cozinhar muito. Como ainda vai para o forno, tem de sair da panela no ponto "al dente". De lá, parte da massa vai para o fundo de uma fôrma refratária e, em seguida, vai recebendo camadas alternadas de molho branco, fatias de mussarela, creme de leite e aspargos cozidos fatiados. "Outra opção é comprar o aspargo em conserva ou substituir por palmito, ou os cogumelos shimeji ou shiitake", diz Eliete.

Intercalando o macarrão com o restante dos ingredientes, a atriz mostra que não gosta de economizar nas quantidades. "Quanto mais camadas, melhor. É até bom usar uma forma grande, para garantir que o molho não transborde", ensina.

O toque final do prato é uma generosa quantidade de parmesão ralado grosso, que cobre a mistura antes de ser colocada no forno pré-aquecido, a cerca de 240º C. São apenas outros 20 minutos até o queijo ganhar um apetitoso tom dourado. "É um prato muito rápido e fácil de fazer", atesta Eliete, que se divide entre o Rio de Janeiro, onde grava a novela, e São Paulo, onde dá aulas de teatro e ensaia a peça "Desencontros Clandestinos", que estréia em 6 de junho.

Prática e gostosa, a receita só tem mesmo um defeito: o excesso de calorias, resultado de tantos ingredientes gordurosos. Para tentar contornar o abuso, Eliete lança mão de massas integrais. "É uma maneira de deixá-la mais saudável. Não me sinto tão culpada", explica.

Penne com aspargos gratinado

Ingredientes:
500 g de penne grano duro.
400 g de queijo mussarela em fatias.
200 g de molho branco.
1 lata de creme de leite sem soro.
200 g de parmesão ralado grosso.
300 g de aspargos cozidos.

Modo de preparo:
Prepare o macarrão normalmente, acrescentando azeite e sal à água. Deixe cozinhar até o ponto "al dente", mais próximo do cru. Em uma travessa refratária, faça a primeira camada com o penne e, em seguida, adicione o creme de leite, os aspargos, as fatias de mussarela e o molho branco, alternadamente. No final, cubra com uma camada generosa de queijo parmesão e coloque para gratinar em forno médio. Sirva bem quente, cobrindo com mais um pouco do parmesão.

(por Louise Araujo)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host