UOL Entretenimento Celebridades

11/11/2008 - 18h27

Dudu Pelizzari, de "Negócio da China", revela os benefícios da ioga

do PopTevê
  • Luiza Dantas/Carta Z Notícias

    "Faz toda diferença para começar o dia", comenta Dudu Pelizzari

Dudu Pelizzari está no elenco de "Negócio da China", mas bem poderia figurar na próxima novela das nove, "Caminho das Índias". O ator, que interpreta o sonhador Tozé na trama de Miguel Falabella, é um entusiasta da ioga.

"É um momento em que consigo entrar em contato comigo mesmo.
Normalmente, quantas vezes por dia a gente consegue parar para meditar?", questiona.

Nascido e criado no interior de São Paulo, Pelizzari passou a praticar ioga quando se mudou para o Rio de Janeiro, em 2006, época que interpretava Fred, de "Malhação". "Sempre fui mais "zen". Acho que é um contraponto com essa vida agitada que a gente leva", avalia.

O ator aprendeu os movimentos fazendo aulas três vezes por semana. Hoje, ele treina sozinho sempre que pode. "Os exercícios ativam o fluxo de energia pelo corpo, é incrível. Faz toda diferença para começar o dia", garante ele, que revela sua elasticidade nas diversas Ásanas - como são chamadas as posições. É o caso da Shirsasana, em que o praticante apóia o peso do corpo sobre a cabeça, deixando os pés no ar. "Já fiquei 25 minutos nessa posição", orgulha-se. Ele jura que a ioga não é tão difícil quanto parece. "É gradativo. Você faz o que seu corpo permite. Ou seja, quanto mais tempo se faz, mais fácil fica", argumenta.

Além de deixar o corpo em ordem, a atividade teve benefícios profissionais para Dudu. Segundo ele, a ioga lhe permitiu relaxar diante das câmaras. "A tensão de entrar em cena não deixa que você entre no espírito do personagem", explica ele, que, hoje, já sabe bem qual o melhor "remédio" para o problema. "Paro, fecho o olho e respiro fundo. Isso vem da relação com a natureza que a meditação da ioga traz", ensina.

O entrosamento com a natureza carioca, porém, durou pouco. Em 2007, Dudu arrumou as malas e foi para São Paulo, depois de ser contratado pela Band para viver Diego em "Dance Dance Dance". O ator acabou deixando de lado os exercícios - segundo ele, por causa do ritmo bem mais acelerado da capital paulista. "Parece que São Paulo não combina com isso. É outra energia.

Mesmo no Parque do Ibirapuera, você ouve o ônibus buzinando, a batida de carro", lamenta ele, que voltou ao Rio no início de 2008. Atualmente morando na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, ele aproveita a proximidade da praia para manter a boa forma - e não só com a ioga. "Comecei a correr na praia todo dia, voltei a surfar e a ir para a academia".

O regresso à cidade também marcou o retorno à Globo, emissora em que estreou. Depois de passar por uma bateria de testes, Dudu ganhou o papel de Tozé, "herdeiro" da padaria que é quase um ponto de encontro da trama. E apesar de ser "boa-praça" - e de manter uma relação amorosa com os pais e a irmã - o personagem é uma espécie de prisioneiro dentro da própria casa. "O pai quer que ele assuma os negócios da família.
Ele se sente oprimido e, por isso, mergulha no computador", define.

Mas o lado mais "tecnológico" do personagem não impediu que Dudu participasse das aulas de kung-fu. É que, na sinopse inicial, Tozé é um dos muitos personagens que vão se encantar pela arte marcial que é um dos pilares de "Negócio da China". A tarefa não foi exatamente difícil, já que no currículo esportivo do ator constam dois anos de capoeira, um de caratê e seis meses de boxe. Mas o ator explica que encontrou, sim, algumas pedras no meio do caminho. "Não sou leigo no assunto, mas kung-fu é completamente diferente", compara. "É todo baseado em sutileza de movimentos, uma mistura de equilíbrio com força", analisa.

(por Louise Araujo)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host